O advogado Alexandre Puppim será o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). Ele foi escolhido pelo governador Renato Casagrande (PSB) na tarde desta quinta-feira (17), superando os advogados Vinícius Pinheiro e Erfen Ribeiro.
O anúncio foi feito no perfil do “X” (antigo Twitter) do governador:
Indiquei o nome do doutor Alexandre Puppim para a vaga do Quinto Constitucional da OAB no Tribunal de Justiça do Espírito Santo. Parabenizo também os doutores Vinicius Sant’Anna e Erfen Ribeiro por integrarem a lista tríplice, um reconhecimento pelo mérito, trajetória e compromisso com a advocacia capixaba.
Os três fizeram parte da lista tríplice eleita pelo TJES no último dia 10. Puppim passou em 1º lugar, recebendo 16 votos dos desembargadores.
Ele vai ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Annibal de Rezende Lima. A cadeira pertence à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) pela regra do Quinto Constitucional. A posse ainda será marcada pelo TJES.
Processo turbulento
A escolha e a nomeação do governador são a etapa final de um processo que passou por muitas turbulências. Iniciado no mesmo período da disputa pela presidência da Ordem, a eleição para a vaga de desembargador entre os advogados foi alvo de críticas e de ações na Justiça que chegaram até o Supremo Tribunal Federal (STF).
Advogados que tinham conquistado uma boa votação entre a categoria, na formação da lista duodécima, mas que ficaram de fora da lista sêxtupla – eleita pelo Conselho da OAB-ES – reclamaram da discrepância no resultado da nova lista.
Apenas dois dos seis advogados mais bem votados da lista duodécima passaram para a lista sêxtupla e das cinco mulheres que concorriam, apenas uma conseguiu lugar na eleição do conselho.
A polêmica em torno da lista sêxtupla foi tanta que a nova presidente da OAB-ES, Érica Neves, chegou a cogitar a possibilidade de pedi-la de volta ao TJES e refazer o processo.
A devolução não foi à frente, mas Érica disse que a resolução que rege a escolha do nome para o Quinto Constitucional, passará por mudanças.
Perfil do novo desembargador
Casado e pai de dois filhos, Alexandre Puppim tem 50 anos e se formou em Direito pela Ufes em 1996. Tem pós-graduação pela FDV em Direito Civil e Processual Civil e é mestre em Direito pela Faculdade de Direito de Campos.
Está na advocacia privada há mais de 27 anos, sendo sócio do escritório Alcure Pereira Lauff Puppim Advogados. Já advogou para o governador Renato Casagrande.
Em 2021 chegou a integrar a lista tríplice para uma outra vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça do Espírito Santo. Também integrou, por duas vezes (2018 e 2021), a lista tríplice para vaga de juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) pela classe dos juristas.
Puppim também já foi conselheiro da OAB-ES e professor universitário.
LEIA TAMBÉM:
OAB-ES vai mudar normas para eleição de desembargador
“Gratidão” e “confiança”: o que disseram os 3 advogados que concorrem à vaga de desembargador
Advogado vai ao STF tentar anular lista sêxtupla da OAB-ES, mas Corte nega