Mobilidade urbana

Ciclovia da Terceira Ponte terá interligações até Guarapari

Obras de requalificação urbana em Vila Velha já estão em andamento e o governo estuda projetos para levar a ciclovia até Setiba

Ciclovia - Vila Velha
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O litoral da Região Metropolitana deve ter as ciclovias completamente interligadas nos próximos meses. Isso porque o governo do Espírito Santo, junto às prefeituras, estuda ampliar as faixas para ciclistas de Vitória até Guarapari.

Durante a inauguração da nova Ponte da Madalena, em Vila Velha, o governador do Estado, Renato Casagrande, comentou sobre a intenção de levar a ciclovia até a região de Setiba.

A ampliação é feita em etapas, sendo que a primeira delas já foi realizada. Trata-se da Ciclovia da Vida, na Terceira Ponte. A obra foi inaugurada em 2021.

LEIA TAMBÉM:

De lá para cá, o governo e a Prefeitura de Vila Velha, em parceria com a iniciativa privada, trabalham na requalificação dos 32 quilômetros de orla da cidade canela-verde. Ao todo, são investidos R$ 45 milhões em obras de ciclovia, pavimentação, drenagem e urbanismo da cidade.

Segundo o governador, a intenção é ir para além de Vila Velha e estender a interligação até Guarapari. Casagrande afirmou que estudos já estão sendo realizados para viabilizar a obra.

Estamos fazendo por etapas, integrando todos os municípios. Já fizemos a Ciclovia da Vida na Terceira Ponte. Agora, vamos levar a integração até Guarapari, a ciclovia vai se estender até Setiba. Já estamos analisando a proposta e o projeto de Interlagos até a Ponte da Madalena, e o secretário de Mobilidade Urbana já está preparando o projeto da divisa de Vila Velha com Guarapari, disse Casagrande.

Vila Velha ganha novo ponto turístico e Ponte da Madalena revitalizada

Na manhã deste sábado (18), foram entregues as obras da Ponte da Madalena e o Memorial do Congo.

A ponte é considerada um dos principais pontos turísticos de Vila Velha e um marco da identidade cultural da comunidade da Barra do Jucu. A obra vai muito além da infraestrutura: ela resgata a história, valoriza a cultura local. A nova ponte da Madalena renasce com uma arquitetura moderna e sustentável, uma conquista que os moradores aguardavam há anos.

LEIA TAMBÉM: Com nova ciclovia, será possível ir da Terceira Ponte a Cariacica de bicicleta

Durante a cerimônia, o prefeito Arnaldinho Borgo também falou sobre o investimentos na cidade e as próximas etapas de requalificação urbana na cidade.

“Estamos falando de uma cidade construída por várias mãos. A reinauguração da Ponte da Madalena, a entrega do memorial do congo, isso é mais um legado e um ponto turístico para nossa cidade. E vamos continuar trabalhando. O governador vai licitar as obras da Barra do Jucu até Interlagos. Teremos uma interligação entre as ciclovias”, explicou.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.