Cotidiano

Cidades da Grande Vitória barram garrafas de vidro no verão; veja as regras

Serra, Vitória e Cariacica são municípios que proíbem as garrafas de vidro em eventos públicos ou áreas de lazer, como em praias, por exemplo

Garrafas Long Neck Cerveja
Foto: Freepik

Com a chegada do verão, praias e eventos do Espírito Santo ficam mais movimentados, com turistas de todo o país chegando ao Estado, mas, é preciso estar atento a algumas leis e decretos que os municípios da Grande Vitória implementaram quanto a utilização de garrafas de vidro em áreas públicas.

Serra, Vitória e Cariacica são municípios que proíbem as garrafas de vidro em eventos públicos ou em áreas de lazer, como em praias, por exemplo. Confira abaixo as regras de cada município:

Vitória

Na capital capixaba, o comércio ambulante nas praias segue uma normativa que organiza os trabalhadores e facilita sua identificação. Ambulantes licenciados usam coletes e bonés padronizados, evitando a presença de vendedores irregulares. Além disso, está proibida a venda de bebidas em garrafas de vidro, uma medida que reduz acidentes e mantém a limpeza das áreas públicas.

Cariacica

Em Cariacica, eventos públicos têm regras específicas para a venda de bebidas. Garrafas e copos de vidro estão proibidos, e as bebidas devem ser servidas em copos descartáveis, evitando acidentes e promovendo maior segurança. Quem descumprir as normas pode ser multado em até R$ 5.000,00.

Serra

A Serra também implementa medidas para um verão mais tranquilo. Nos eventos culturais, esportivos e artísticos realizados em locais públicos, a venda de bebidas em garrafas de vidro é proibida. Além disso, a cidade restringe o uso de carros de som em vias públicas, garantindo menos poluição sonora para quem quer relaxar.

Vila Velha

Enquanto isso, Vila Velha mantém um verão mais flexível, sem restrições específicas para o comércio ambulante ou uso de garrafas de vidro.

O Folha Vitória também procurou o município de Guarapari, para saber se há regras de utilização de garrafas de vidro na cidade, mas, até o momento, não tivemos resposta.