O programa CNH Social 2025, lançado nesta terça-feira (1º) pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran), ampliou a oferta de cursos profissionalizantes para quem quer entrar no mercado de trabalho.
Agora foram incluídos os cursos Instrutor de Trânsito, Diretor Geral e Diretor de Ensino, atendendo à demanda dos Centros de Formação de Condutores por profissionais com essas qualificações.
As inscrições para a primeira fase, com 3.500 vagas, começam às 15h desta terça-feira (1°) e seguem abertas até 23h59 do dia 21 de abril de 2025. Elas são feitas online. São ao todo 7 mil vagas.
Leia também:
> Festa da Penha: ambulantes já podem se cadastrar para trabalhar na Prainha
> Guarda de Vitória prende trio após roubo de carro de motorista de app na Serra
> Padre acusa criminosos de fazer vídeo por IA para aplicar golpes: “Bandidos”
Confira a lista completa de cursos especializados ofertados:
- Transporte de Produtos Perigosos;
- Transporte Escolar;
- Transporte de Passageiros;
- Transporte de Carga Indivisível;
- Transporte de Veículos de Emergência;
- Instrutor de Trânsito;
- Diretor Geral;
- Diretor de Ensino.
“Novas oportunidades”, diz beneficiário do programa
À reportagem do Folha Vitória, a estudante Maria Eduarda Oliveira Gomes, de 19 anos, que foi uma das beneficiárias da CNH Social, revelou que o documento vai abrir novas oportunidades.
Vou conseguir desenvolver outros aspectos da minha vida, quem sabe conseguir um emprego melhor, e essa CNH foi essencial na minha vida. Sou estagiária e faço faculdade de Educação Física, vou conseguir novas oportunidades.
Quais são as oportunidades do programa?
As oportunidades da CNH Social são para tirar a primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro); para aqueles que já são habilitados, há vagas para adição de categoria A ou B, além da mudança de categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).
As 7 mil vagas abertas nesta edição vão ser distribuídas em duas etapas, cada uma com 3.500 oportunidades. Segundo o governo, o investimento nesta edição do programa é de cerca de R$ 8 milhões.
De 2019 a 2024, foram ofertadas 44 mil carteiras de motoristas de forma gratuita no Espírito Santo através do programa CNH Social 2025.
Como se inscrever?
Os interessados na CNH Social deverão acessar o site Detran-ES, entrar no banner ou no botão do programa “CNH Social” na página principal e inserir as informações pessoais solicitadas. Todos os dados informados devem conferir com as informações constantes no CadÚnico.
O candidato deverá selecionar a categoria desejada, entre as seguintes opções: Primeira Habilitação categoria A (moto) ou Primeira Habilitação B (carro).
Quem já tem carteira de motorista poderá selecionar Adição de categoria A (moto), Adição de Categoria B (carro), Mudança para Categoria D (ex.: van e ônibus) ou Mudança de Categoria E (ex.: caminhão e carreta).
Confira os prazos:
- Inscrições: 1º até 21 de abril
- Corte do Cadastro Único: 1º de março
- Resultado dos Selecionados: 06 de maio
- Matriíula dos Selecionados: 06 até 20 de maio
- Lista Única de Suplentes: 07 de julho
Requisitos para participar do programa:
- Ter 18 anos ou mais;
- Saber ler e escrever;
- Possuir CPF e Carteira de Identidade ou equivalente;
- Comprovar domicílio ou residência no Estado do Espírito Santo;
- Não estar judicialmente impedido de possuir a CNH.
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
- Possuir renda familiar de até 02 (dois) salários mínimos;
- Não possuir deficiência que impeça a obtenção da CNH.