O cometa C/2024 G3 ATLAS cruzou o céu do Espírito Santo, na tarde de sábado (18), e chamou a atenção de capixabas amantes da Astronomia. Foi possível ver o astro em diversos pontos do Estado, sem o auxílio de equipamentos especiais.
Segundo especialistas, esse pode ter sido o cometa mais brilhante do ano. Seu corpo celeste se aproximou do Sol – o chamado periélio – na última segunda-feira (13). Durante a observação, no sábado, o cometa estava a cerca de 159 milhões de quilômetros da Terra.
A administradora Luciana Fontes, que faz parte da EXOSS Citizen Science, Luciana Fontes parou para ver a passagem do cometa. Ela revela que estava aguardando há alguns dias pelo momento e conseguiu fazer registros pelo próprio celular no estacionamento de um shopping, na Serra.
“Ele estava visível a olho nu, mas com binóculos ficou ainda mais nítido. Algumas pessoas estavam por lá e conseguiram ver pela primeira vez um cometa”, festeja ela.
Átila Nunes, um amigo de Luciana, fotografou o cometa em São Mateus, no Norte do Espirito Santo.
Os cometas são compostos por poeira, gases congelados, gelo e rochas unidas depois da formação do Sistema Solar. À medida em que se aproximam do Sol, se tornam mais quentes e brilhantes. A cauda do cometa é formada pelo gelo que se transforma em gás e afasta a poeira.