
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) notificou o Centro Cultura Sesc Glória a apresentar um laudo técnico de estabilidade, salubridade e habitabilidade do imóvel após parte do beiral do edifício ceder depois uma forte chuva na noite de domingo (06).
Além do laudo, o Sesc também deverá apresentar projeto e execução do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), conhecidos como para-raios.
A notificação foi repassada após uma equipe do conselho inspecionar o prédio. A hipótese de a estrutura ter sido atingida por um raio foi descartada e, segundo o engenheiro civil Leonardo Leal, a falta de manutenção teria causado o incidente.
Descartamos a hipótese de o prédio ter sido afetado por um raio. Entendemos que a causa do incidente foi falta de manutenção. A chuva antecipou o que estava prestes a acontecer. Por isso ressaltamos a necessidade da manutenção adequada nas edificações e da inspeção predial realizada por um profissional habilitado, disse.
Ainda de acordo com o engenheiro, o prédio, que conta com uma estrutura antiga, não recebeu manutenção adequada em seu entorno. No local, havia aço corroído, o que teria causado a queda da marquise.
“Constatamos aço aparente com estado de corrosão avançado e com o cobrimento de somente 1 cm, em desacordo com a NBR 6118. Isso provocou o desplacamento de concreto de um trecho da marquise em função da corrosão do aço e do acúmulo de água da chuva”, afirmou o engenheiro.
Queda de estrutura: orientações
Após a vistoria, a equipe do Crea-ES se reuniu com os engenheiros do Sesc e orientaram os profissionais a realizarem melhorias no isolamento próximo ao trecho onde houve a queda do beiral, na Avenida Jerônimo Monteiro, para garantir a segurança de pedestres e veículos.
O que diz o Sesc Glória
Por nota, a direção do Sesc Espírito Santo informou que a marquise não foi danificada e o que ocorreu foi o desprendimento e a queda de parte do beiral do prédio.
Na mesma nota, informa que desde o incidente, trabalha junto às autoridades competentes, e medidas cabíveis foram tomadas para reforçar a segurança do local, e que documentos pedidos pelo Crea já estão sendo providenciados.
“Na data de hoje, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (CREA-ES) realizou uma vistoria em nosso prédio e apresentou um ofício solicitando a apresentação de documentos que estão sendo providenciados para pronta entrega. Os documentos legais referentes às estruturas físicas do local estão regularizados e em dia, conforme exigido pelas normas vigentes”, informou o Sesc por nota.