Um cruzeiro português, de nome Vasco da Gama, atracou no porto no Centro de Vitória na manhã desta sexta-feira (28) e atraiu a atenção de todos que passavam pelo local. Na embarcação, turistas alemães.
Eles desembarcaram e foram visitar pontos turísticos da Grande Vitória. Alguns ficaram nas redondezas do porto (Vports) visitando o Palácio Anchieta, por exemplo, e outros foram para o Convento da Penha, em Vila Velha.
Leia também:
> Carnaval no ES será com chuva? Veja como fica o tempo até terça-feira
> Cesan implantará tubulação submarina para dar vazão a esgoto tratado na Serra
> Cristo Redentor recebe projeção de imagens em apoio ao papa Francisco
Após a passagem pelo Espírito Santo, os turistas da Alemanha vão finalizar a rota pelo Brasil passando por Ilhéus (BA), Salvador (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE). Depois, seguem para Cape Verde, ilha na África, e, por fim, para a ilha de Tenerife, na Espanha.
A passagem por terras capixabas será bem curta. A embarcação está prevista para sair do porto no Centro de Vitória às 22h desta sexta.
Veja galeria de fotos do cruzeiro:
Capixabas aproveitam para tirar fotos do cruzeiro
Com o imponente navio atracado no Centro de Vitória, os capixabas ficaram encantados com a cena.
Muitos pararam para tirar fotos do cruzeiro, até mesmo fazendo selfie. Outros fotografavam de dentro de ônibus, dos carros e até mesmo em cima das motos.
Veja fotos dos capixabas “curtindo” o navio:
Há anos Estado não recebe cruzeiros
O Espírito Santo há alguns anos não recebe cruzeiros, mas há a previsão de que esse tipo de embarcação tenha Vitória como parada frequente a partir deste ano de 2025.
Inclusive, há um estudo em andamento do Estado em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) para retomar o turismo de cruzeiros na região.
Em 2024, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) assinou contrato para realização de simulação de manobras de navios, que será realizada pela Escola Politécnica da USP. A simulação é passo fundamental para habilitação ou não da baía de Vitória para o recebimento de cruzeiros.
Sem a utilização do porto para receber os navios em Vitória, seria utilizado o método de posicionamento dinâmico, em que a embarcação para em algum ponto da costa e o embarque e desembarque de passageiros seria realizado por lanchas.
VEJA VÍDEO DO CRUZEIRO ATRACADO NESTA SEXTA:
Capitania dos Portos explica sobre altura do cruzeiro
Em nota, a Capitania dos Portos explicou que a palavra “cruzeiro” remete a navios de transportes de passageiros e, para o caso do “Vasco da Gama”, a Capitania entende que o mesmo atende aos limites operacionais estabelecidos das Normas de Trafego e Permanência do Porto de Vitória.
“Como exemplo de limite operacional para atracação de Transporte de Passageiros de grande porte chamados de ‘Cruzeiro’, podemos citar a altura da Terceira Ponte, que pode limitar a entrada de um Navio muito alto, sendo ele ‘Cruzeiro’ ou não”, disse em nota.
Outro cruzeiro passou em Vitória no final do ano
No final de 2024, no dia 29 de dezembro, o navio Costa Delizioza, que tinha como destino o Porto do Rio de Janeiro, precisou se aproximar de Vitória, para o resgate de uma turista que estava passando mal.
O navio não tinha autorização para atracar em Vitória, por isso precisou ser realizada uma operação para o resgate da passageira.
A embarcação permaneceu em alto-mar e uma lancha fez o transporte até o porto, onde uma ambulância aguardava para encaminhar a mulher até o hospital.