A Regional ES da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica abrirá o calendário científico de 2025 com a 37ª Jornada Centro-Oeste de Cirurgia Plástica, de 27 a 29 de março, no Sheraton Vitória. Vitória será palco da 37ª Jornada Centro Oeste de Cirurgia Plástica em março. Os cirurgiões plásticos Ariosto Santos, Ariosto Santos Neto e Arthur Schwab Santos são presenças confirmadas.
O tema principal da Jornada será Contorno Corporal e, na programação, um conteúdo científico amplo, com palestrantes nacionais e internacionais com muita experiência no assunto.
O cirurgião plástico Ariosto Santos será relator e moderador em dois “hot topics” da jornada: no dia 27, abordará técnicas cirúrgicas e quando indicar o aumento de implantes glúteos; no dia seguinte, 28, modera o debate em torno do tema rejuvenescimento íntimo, no qual é referência em nível Brasil.
A coluna Saúde em Fórum conversou com o cirurgião plástico Ariosto Santo para entender mais sobre a importância deste evento para o mercado capixaba.
A Jornada Centro-oeste de Cirurgia Plástica vai ser realizada em Vitória. O que isso representa para o Estado?
Representa muito porque primeiro é um reconhecimento que o Estado do Espírito Santo é um grande polo de cirurgia plástica. Nós aqui temos cerca de 200 cirurgiões plásticos em atividade e, além de operarmos pacientes de todo o nosso Estado, recebemos pacientes de todos os cantos do Brasil, Norte, Nordeste, e mesmo de fora do País. Recebemos muitos pacientes de diversos países que vêm operar aqui no Espírito Santo. E Vitória por si só já é um grande centro, a cidade que tem o maior número de cirurgiões plásticos per capita do Brasil, um cirurgião plástico para cada 4 mil habitantes. Então é um reconhecimento que o nosso Estado é um grande polo de realização de cirurgias plásticas. Além do que irá movimentar a economia do Estado como um todo, hotelaria, gastronomia, vai tornar a nossa cidade mais movimentada, mais alegre, desenvolvendo no nosso Estado a cultura de fazer eventos como este.
Quais as contribuições da Jornada para os cirurgiões capixabas?
É uma grande contribuição. Na realidade, vem cirurgiões do Brasil todo, trazendo todas as técnicas, tanto técnicas antigas, quanto as técnicas inovadoras, novas tecnologias que vão ser apresentadas. Cirurgiões que vêm do exterior fazer demonstrações, mostrar os seus resultados, o seu desenvolvimento de técnicas. Então, isso sempre agrega, sempre traz novas informações que os cirurgiões participantes desse evento vão agregar ao seu arsenal de táticas e técnicas para aplicar nos seus pacientes. Então a contribuição é muito grande para nós cirurgiões.
O mercado capixaba cresce ao receber esses eventos?
Cresce como um todo, não só economicamente para o nosso Estado, como já falei, na hotelaria, na parte de restaurantes, na parte turística. Mas também o mercado de cirurgia plástica no nosso Estado. Como eu já falei são cerca de 200 cirurgiões plásticos, nós temos um volume expressivo de cirurgias plásticas no Espírito Santo, são realizadas em torno de 60 mil cirurgias plásticas de caráter estético por ano no Estado, então, isso acrescenta mais tecnologias, mais conhecimento, mais táticas, mais técnicas cirúrgicas e isso permite que os nossos cirurgiões apliquem nos nossos pacientes e consigam expandir cada vez mais esse mercado.
Como o aprendizado obtido na Jornada é integrado no dia a dia do médico?
Costumo falar que eu gosto muito de participar de eventos, congressos. Vou nesses eventos em todo o Brasil, eu gosto de ir. Em cada evento desses, se eu tirar um pouquinho já me agrega muito, ao meu aprendizado, meu conhecimento, melhora a minha informação e a minha forma de abordar os meus pacientes tecnicamente, cirurgicamente, taticamente. Ou seja, todo tipo de evento traz algum tipo de conhecimento, alguma tecnologia, alguma abordagem diferente, que vai integrar ao conhecimento do cirurgião que está participando do evento e ele poderá aplicar isso a seus pacientes, enriquecendo seus resultados. Então é um evento que traz muito conhecimento e é muito interessante como é alvissareiro em melhorar conhecimento e técnicas dos cirurgiões plásticos.