Grande Vitória

Estudantes e professores enfrentam calor extremo nas escolas; veja relatos

Em muitas escolas, segundo moradores, há falta de ar-condicionado e até ventilador. Depoimentos revelam inclusive alunos passando mal

Estudantes e professores enfrentam calor extremo nas escolas; veja relatos

O calor intenso não tem dado trégua e ficar em um ambiente climatizado deveria fazer parte da rotina para estudantes dentro das escolas. Entretanto, salas de aula com ar-condicionado e ventiladores não são a regra em todas as creches e escolas da Grande Vitória.

Na última segunda-feira (17), o Folha Vitória publicou reportagem que mostra a realidade de alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Renato Pacheco, em Jardim Camburi, em Vitória. Eles se queixam que os aparelhos de ar-condicionado, instalados no final de 2024, não estão funcionando.

Após a publicação da matéria, centenas de outros relatos foram feitos nas redes sociais do Folha Vitória denunciando outros casos envolvendo falta de ar-condicionado e ventiladores nas escolas. Há relatos inclusive de alunos passando mal e professores com dificuldade em dar aula.

Leia também:

Calor: duas cidades do ES ficam entre as mais quentes do Brasil

Escolas de Vitória são até 3,5 °C mais quentes do que as ruas, diz pesquisa

Paróquias do ES rezam o terço e pedem orações pela saúde do Papa Francisco

Em um dos comentários, uma internauta descreve: “Não é só em Jardim Camburi. Estudo no Bairro República e estamos na mesma situação. Todo dia é quase passar mal de tanto calor”. Outra pessoa afirma que “várias escolas de outras regiões também enfrentam o mesmo problema”.

Um internauta desabafou: “Eu trabalho na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Iracema Conceição Silva, em Chácara Parreiral (Serra), e enfrentamos o mesmo problema. Aparelhos instalados, mas sem funcionar. O calor intenso dificulta o ensino dos professores e a aprendizagem por parte dos alunos”.

EEEMF Renato Pacheco, em Jardim Camburi, Vitória

Thiago Soares/Folha Vitória

Ainda na Serra, uma moradora declarou: “Aqui em Barcelona, na escola EEEFM Professora Juraci Machado mesma situação… tem os ar condicionado e não foram ligados até hoje. E as crianças ficam passando calor…”.

Um morador de Cariacica comentou na postagem: “Em Cariacica nem ventiladores têm direito imagina ar condicionado”.

“Minha filha passou mal”, diz mãe de aluna

A mãe de uma estudante de Vila Velha relatou em um comentário de que a filha chegou a passar mal no colégio por causa do calor: “Em Vila Velha tbm… minha filha passou mal na escola semana passada de tanto calor na sala de aula, assim como outras crianças tbm passaram mal!”.

Já um profissional da educação fez um desabafo: “Trabalho em uma UMEI e estou vendo a hora de desmaiar de tanto calor dentro da escola. Morro de dó das crianças!”.

Em entrevista ao Folha Vitória, uma mãe, que preferiu não ser identificada, descreveu a situação vivenciada pela filha no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) João Pedro de Aguiar, em Jardim Camburi, em Vitória.

Minha filha tem 1 ano. Ela fica extremamente suada por conta do calor do verão. Ela até teve alergia, que infeccionou. No calor da creche, as bolinhas de alergia estão aumentando e ela fica empolada, meu medo é ela desenvolver uma alergia mais severa, narrou a mãe.

E uma internauta chegou a sugerir: “Cancela a aula, já passou da hora de governantes, gestores colocarem ar condicionado nas salas de aula”.

O que dizem as prefeituras

A reportagem demandou as prefeituras da Grande Vitória para saber como está a situação enfrentada pelos alunos e professores, e também questionou a quantidade de escolas com ar-condicionado e ventiladores.

A secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, disse que atualmente o município conta com 40 escolas climatizadas e 25 em obras e com projetos para implementação, significando um aumento expressivo das escolas com ar-condicionado e ventiladores ao longo dos anos.

“Desde 2021 conseguimos tratar com uma condição mais favorável para os estudantes, temos ventiladores, ar-condicionado e ventilação cruzada nas salas de aula”, disse.

Sobre a compra e instalação de ar-condicionado, em muitas escolas é identificada que a parte elétrica não está adequada para o recebimento dos aparelhos. “Com isso, é necessária a realização de obras para a infraestrutura aguentar a carga e para que não tenhamos risco de incêndios”, disse Juliana Rohsner.

“Estamos vivendo uma onda de calor. Com isso, a prefeitura também recomenda a incentivar a hidratação mais intensiva entre os alunos e implementação de brincadeiras com água com “chuveirão” com os pequenos. Os diretores estão orientados à realização das atividades”, afirmou a secretária.

Juliana Rohsner argumenta que, nas gestões anteriores, houve a retirada de árvores e “acimentamento” de espaços nas escolas.

“Os parques e áreas foram concretados por conta da possibilidade de contaminação e por pedido dos pais. Estamos esverdeando os espaços e ampliando as áreas verdes para o melhor convívio e aproveitamento dos espaços do meio ambiente”, finalizou.

Por meio de nota, a Secretaria de Educação da Serra (Sedu) informou que 98% das escolas municipais possuem todas as suas salas de aula climatizadas com ar-condicionado e que está empenhada em garantir a climatização completa da rede municipal de ensino.

Além disso, disponibiliza bebedouros com água refrigerada para todos os estudantes e profissionais da educação e as aulas de Educação Física são adaptadas às condições climáticas para garantir o bem-estar e a saúde de todos.

A Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria de Educação (Seme), informou que as escolas da rede municipal de ensino possuem sistema de ventilação e salas de aulas arejadas.

“Em períodos de calor intenso, a Seme orienta aos diretores e coordenadores que desenvolvam as atividades nas áreas abertas das escolas, além de reforçar a importância da hidratação, pedindo aos alunos levem garrafinhas para serem abastecidas com água nos bebedouros das escolas”.

A Prefeitura de Vila Velha ainda não respondeu aos questionamentos. Assim que isso for feito, esta reportagem será atualizada.