
O terço gigante, montado entre as palmeiras do campinho do Convento da Penha durante a festa da padroeira Nossa Senhora da Penha, será instalado neste sábado (19), um dia antes do início do maior evento religioso do Espírito Santo.
Neste ano, um dos símbolos da festa voltará a ser colorido, diferentemente dos anos anteriores. O terço terá flores de tecido colorido, inspirado no Jubileu da Igreja Católica.
As cores do Jubileu são azul, verde, amarelo e vermelho, além do rosa, em referência a Nossa Senhora das Alegrias, para completar os cinco mistérios do terço. Na parte central da cruz, será colocada a logo do Jubileu, mencionando também às sete alegrias de Maria.
O terço será colocado, como de costume, entre as palmeiras do Convento da Penha. Para o idealizador do terço, o médico Osmar Sales, o terço deste ano será multicolorido, sem distribuir as cores de forma fixa, diferentemente do que acontece com o Terço Missionário, que cada cor representa um continente para onde a oração está direcionada.
Os fiéis podem esperar uma explosão de esperança e contentamento. As cores trazem alegria e manifestam o espírito. A oração faz a alma vibrar e, nessa vibração, nos conectamos com o próprio Pai e somos levados para os braços da Mãe, Maria, a porta do céu, disse Osmar.
Inspirado no grande terço de uma missa celebrada pelo Papa João Paulo II no Rio de Janeiro, o primeiro terço gigante foi construído em 1998. A ideia era suspender o terço com balões de gás hélio, mas acabou não dando certo, por conta do peso.
No início, o terço era carregado pelas devotas na Romaria das Mulheres, mas depois, com a permissão de um frei, o objeto foi pendurado nas palmeiras do Convento, estando sempre no mesmo local em todas as festas.
A 455ª edição da festa pode reunir milhares de pessoas entre 20 e 28 de abril na Festa da Penha, maior evento religioso do Estado e terceiro maior do Brasil.