Cotidiano

Festival PCD lança banco de talentos para pessoas com deficiência e terá programação gratuita com oficinas, shows e muito mais

O Festival PCD - Pinta, Canta e Dança acaba de lançar o Banco de Talentos PCD, uma ação para promover a inclusão de pessoas com deficiência (PcD) no mercado de trabalho. O evento acontece em Vitória (ES) no mês de março, as inscrições para as oficinas de artes, dança e música são de graça e seguem abertas.

Foto: Melina Furlan
Foto: Melina Furlan

O evento acontece em Vitória (ES) no mês de março. As inscrições para as oficinas de artes, dança e música são de graça e seguem abertas.

O Festival PCD – Pinta, Canta e Dança acaba de lançar o Banco de Talentos PCD, uma ação para promover a inclusão de pessoas com deficiência (PcD) no mercado de trabalho. Se você é PcD e está em busca de novas oportunidades, essa é a chance! O banco vai conectar profissionais com empresas parceiras do Festival, que acontecerá em Vitória, em março. As inscrições para envio de currículos vão até 12 de abril. Basta preencher o formulário disponível neste link: Banco de Talentos | Festival PCD 2025.

O Festival é mais um dos projetos idealizados pelo Movimento Cidade, que dinamiza a cena cultural do Espírito Santo; e o lançamento do Banco de Talentos PCD é uma iniciativa que visa fortalecer a presença de pessoas com deficiência em diversas áreas profissionais, promovendo um mercado de trabalho mais justo e inclusivo. A inscrição está aberta para pessoas de todas as áreas, sem especialidades prioritárias, garantindo que as oportunidades sejam acessíveis a profissionais de diferentes segmentos. 

Para atender o propósito da iniciativa, foi firmada uma parceria com uma consultora especializada em Diversidade, Equidade e Inclusão, com o objetivo de simplificar o processo de recrutamento, tornando mais fácil a inclusão de pessoas com deficiência em empresas. Os patrocinadores e empresas parceiras poderão acessar candidatos qualificados para futuras vagas, ampliando o alcance das oportunidades de emprego e fortalecendo a diversidade no mercado de trabalho. Em caso de dúvidas, basta enviar um e-mail para [email protected] com o título “DÚVIDAS BANCO DE TALENTOS Festival PCD”.

O festival promove uma experiência inclusiva e acessível

O objetivo do Festival é promover uma experiência inclusiva e acessível, onde a arte é celebrada como um ponto de encontro para a troca de ideias e valorização da produção cultural de pessoas com deficiência, além de refletir sobre as oportunidades desse público nos diversos espaços como o mercado de trabalho.

Foto: Melina Furlan

A sua segunda edição acontece de forma inteiramente gratuita de 10 a 13 de março na Casa da Música Sônia Cabral, em Vitória, e de 24 a 28 de março no Museu da Inclusão, em São Paulo. Além de oficinas de artes, dança e música, o evento também terá show da cantora e compositora Ilus no encerramento das duas cidades, além de palestra, mostra de cinema e apresentações dos trabalhos realizados durante as oficinas pelos participantes. 

“O ‘PCD: Pinta, Canta e Dança’ é um convite à expressão artística de todos, independentemente das suas limitações, celebrando a arte de maneira única. Nosso objetivo é criar um ambiente acolhedor, onde cada participante se sinta valorizado e respeitado. Este é um projeto com muitos detalhes, realizado por um time multidisciplinar incrível, e que, dessa vez, acontecerá em duas capitais do Sudeste”, conta a diretora da programação do festival, Gabriela Duque

Oportunidades de trabalho

Foto: Melina Furlan

Com foco na inclusão e no protagonismo de PcD, o Festival também oferece a oportunidade de inscrição para vagas exclusivas de trabalho no festival. As inscrições vão de 28/1 a 15/2 pelo link bit.ly/festivalpcd_time.

O Festival PCD – Pinta, Canta e Dança é patrocinado pela MedSênior, Instituto Cultural Vale e o Banestes. É uma realização da Movimento Cidade Projetos Criativos e co-produção do Instituto Movimento Cidade através do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura.

Todas as oficinas foram pensadas para promover a participação ativa de pessoas com diferentes tipos de deficiência. As inscrições vão até 24 de fevereiro pelo link bit.ly/inscricaopcd_vix.

Felipe Mello Colunista
Colunista
Biólogo, mestre em Sustentabilidade e especialista em Gestão de Projetos, com 23 anos de experiência e dois prêmios de melhor Gestor de Projetos do ES.