Alerta

Grande Vitória tem risco de deslizamentos e inundações no fim de semana

Impacto das chuvas previsto para a região é alto; Defesa Civil emite alertas via SMS e whatsapp

Coletiva de imprensa na sede da Defesa Civil de Vitória
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

A Defesa Civil do Espírito Santo identificou que as chuvas previstas para este fim de semana podem ter um impacto alto na Região Metropolitana da Grande Vitória. Isso significa que nos dias 5 e 6 de abril as cidades podem registrar alagamentos e deslizamentos de terra.

“A Grande Vitória também está nesta condição de alerta para chuvas mais extremas. Viana, por exemplo, é um local baixo, que fica no pé da serra, e durante vários eventos de chuva tem alagamentos que podem durar horas”, destaca o meteorologista do Incaper, Ivaniel Fôro Maia.

Ao contrário das regiões Sul e Caparaó, que têm risco excepcional de ocorrências, Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Guarapari e Fundão serão impactadas de forma mais branda pela passagem de uma frente fria que se desloca rumo à Bahia.

No entanto, fortes chuvas, tempestades de raios e rajadas de vento podem resultar em alertas emitidos pelo órgão de proteção, visando à segurança dos capixabas.

Diante dos avisos da Defesa civil, a população é orientada a proteger os bens materiais e seguir as instruções, como buscar uma área segura até que a situação volte ao normal.

“Orientamos deixar o carro em uma região mais elevada. Quem é dono de comércio pode elevar seus produtos, assim como quem tem um armário mais baixo…”, recomenda o meteorologista Ivaniel.

Segundo o especialista, também é importante observar encostas e morros, que, se acometidos por chuvas mais volumosas, podem escorregar.

A recomendação é para que pessoas em áreas de risco na Grande Vitória fiquem atentas a sinais como rachaduras nas paredes, inclinação de postes ou cercas e elevação do nível da água dos rios, córregos e lagoas.

Já para os capixabas de regiões mais próximas ao Rio de Janeiro, de onde se desloca a frente fria, a recomendação é ficar alerta. Moradores de áreas de alto risco devem, se possível, se abrigar em locais seguros, como a casa de um familiar, durante a madrugada deste sábado (5), dia em que as chuvas devem ser mais intensas.

Para receber alertas da Defesa Civil via SMS basta enviar o CEP da residência para 40199. Já para ser alertado via WhatsApp, é só mandar “olá” para (61) 2034-4611 e seguir as orientações.

No site alerta.es.gov.br é possível verificar os avisos vigentes e conferir os boletins meteorológicos com previsões.

Julia Camim

Editora de Política

Atuou como repórter de política nos veículos Estadão e A Gazeta. Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa, é formada no 13º Curso de Jornalismo Econômico do Estadão em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.

Atuou como repórter de política nos veículos Estadão e A Gazeta. Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa, é formada no 13º Curso de Jornalismo Econômico do Estadão em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.