
O portão que dá acesso ao Largo Frei Pedro Palácio, espaço histórico de Vila Velha, será aberto aos fiéis durante a Festa da Penha 2025. Diante disso, será permitida a visitação à gruta onde o frade espanhol teria se abrigado ao chegar à região em 1558.
O local é considerado o berço da devoção mariana no Espírito Santo, dando início à história do Convento da Penha.
A abertura do portão facilitará o acesso dos peregrinos que chegam pelo Parque da Prainha, que vão seguir pela histórica Ladeira da Penitência até o Convento. Durante os horários de visitação, haverá segurança no local para garantir a tranquilidade dos visitantes.
Leia também:
> Chuva forte cancela encenação do Auto da Paixão de Cristo em Guarapari
> Torta capixaba se torna patrimônio cultural e imaterial de Vitória
>Festa da Penha faz 455 anos em 2025 e será inspirada em Jubileu Católico
Ao lado da gruta onde Frei Pedro Palácios dormia, está o primeiro oratório construído para o quadro de Nossa Senhora das Alegrias. Esse quadro ainda está lá, ao lado da guarita, e tem uma réplica lá dentro, conta o Frei Gabriel Dellandrea, guardião do Convento da Penha.
A Gruta de Frei Pedro Palácios é um marco histórico e espiritual de Vila Velha, simbolizando o início da colonização do solo capixaba e a propagação da fé cristã na região. A reabertura do espaço na Festa da Penha proporciona aos fiéis uma conexão mais profunda com as origens da devoção à padroeira do Espírito Santo.
A Festa da Penha 2025, que ocorrerá de 20 a 28 de abril, celebra 455 anos de fé e devoção com o tema “Com Maria, peregrinos de esperança”. A programação inclui mais de 50 missas, 14 romarias, apresentações musicais e momentos de oração, reunindo milhares de fiéis de diversas partes do país.