Cotidiano

Guarapari tem 1º verão sem falta d'água com nova tecnologia

Segundo a Cesan, houve uma queda de quase 90% nas ocorrências de falta de água entre os dias 31 de dezembro e 1 de janeiro

Foto: Reprodução/Cesan
Foto: Reprodução/Cesan

A cidade de Guarapari, no litoral do Espírito Santo, é destino de muitos capixabas e turistas durante o verão, o que sobrecarrega o abastecimento de água no município. Historicamente, a região possui registros de falta d’água entre dezembro e janeiro.

Neste ano, porém, as mais de 1 milhão de pessoas que passaram por Guarapari na estação mais quente do ano não ficaram sem água.

De acordo com a Cesan, companhia de abastecimento do estado, a boa notícia se deve, principalmente, às novas estações de tratamento de esgoto modulares, que são robotizadas.

Leia também:
> Calorão vai continuar? Veja a previsão do tempo para o fim de semana
> MPES quer proteger vista da Pedra Azul de expansão imobiliária da região
> “Salvei todo mundo”, diz chorando motorista de ônibus atingido por avião

Nova tecnologia reduz os vazamentos

Ao Folha Vitória, o presidente da Cesan, Munir Abud, informou que a nova tecnologia destas estações aumenta a capacidade de abastecimento na cidade e reduz os vazamentos.

“Nós realizamos uma grande substituição das redes em Guarapari, com métodos robotizados. Com isso, conseguimos combater vazamentos recorrentes que eram responsáveis para falta d’água. As Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) modulares aumentaram a produção de água como um todo, injetaram o suficiente para atender 1 milhão de pessoas”, explicou.

Além disso, o presidente informou que a sede da Cesan foi transferida, no período de verão, para Guarapari. A ideia é ficar próximo para resolver com agilidade qualquer problema de abastecimento.

A companhia informou que disponibilizou, também, 50 caminhões-pipa na região, caso houvesse falta d’água. No verão, o consumo de água aumenta em até 10 vezes na cidade, principalmente nos primeiros dias do mês de janeiro, segundo Munir Abud.

Ocorrências de falta d’água tiveram redução

Segundo a Cesan, houve uma queda de quase 90% nas ocorrências de falta d’água entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, em comparação com anos anteriores.

Nos meses de dezembro e janeiro, a companhia distribui até 2,5 bilhões de litros de água para Guarapari, o equivalente a 2,5 milhões de caixas d’água de mil litros.

Durante a alta temporada, o consumo médio mensal de água por residência aumenta significativamente, passando de 7,2 mil litros no inverno (julho) para 12,5 mil litros por mês em janeiro.

“Para além das ações voltadas para o verão, inauguramos duas novas estações de tratamento de água com tecnologias inovadoras, além de um novo sistema de coleta e tratamento de esgoto para as regiões de Meaípe e Nova Guarapari. O total de investimentos é de R$ 48,6 milhões”, disse Munir Abud.

Essas estações, de acordo com o presidente, também serão instaladas nas cidades de Viana, Cariacica e Serra no próximo mês.

As ETEs funcionam de forma robotizada, sem a necessidade de intervenção humana, e podem ser transferidas para áreas que estão com problemas no abastecimento, ou seja, não são fixas.

Carol Poleze, repórter do Folha Vitória
Carol Poleze Repórter
Repórter
Graduada em Jornalismo e mestranda em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).