Cotidiano

Homem sobe em altar e quebra 6 candelabros do século XIX em basílica do Vaticano

O homem de origem romena ficou em cima do Altar Central da Confissão do templo e jogou os artefatos no chão, disse a polícia do Vaticano.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Um homem danificou seis candelabros produzidos em 1865 na Basílica de São Pedro, no Vaticano, na sexta-feira, 7. Os artefatos são avaliados em cerca de 30 mil euros, cerca de R$ 180 mil. As informações são de reportagem da agência de notícias italiana Ansa. O homem de origem romena ficou em cima do Altar Central da Confissão do templo e jogou os artefatos no chão, disse a polícia do Vaticano.

“Uma pessoa com deficiência mental grave foi detida pela Gendarmaria do Vaticano e entregue às autoridades italianas”, disse Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Leia também:

Primeiro lote do PIS/Pasep sai dia 17. Veja quem recebe e calendário

Mercado projeta inflação em 5,58% para 2025; PIB fica em 2,03

Senai deve atender 10,8 mil micro, pequenas e médias indústrias em 2025

As imagens do homem derrubando os candelabros, em cima do altar, e arremessando uma toalha branca, viralizaram nas redes sociais. Logo em seguida ele é imobilizado pelos agentes de segurança.

De acordo com a Ansa, essa não foi a primeira vez que o altar central da basílica virou notícia. Em 2023, um homem subiu no local e ficou completamente nu em protesto contra a guerra na Ucrânia.