Em Muqui

Igreja histórica do ES é interditada após infestação de cupins

Um laudo técnico apresentado por uma arquiteta e um engenheiro civil apontaram comprometimentos causados por cupins no teto da Igreja

Foto: Diocese de Cachoeiro.
Foto: Diocese de Cachoeiro.

A Igreja Matriz da Paróquia São João Batista, em Muqui, região Sul do Espírito Santo, foi interditada após problemas na estrutura.

Um laudo técnico apresentado por uma arquiteta e um engenheiro civil apontaram comprometimentos causados por cupins no teto da Igreja.

Leia também:
> Dona de casa faz mais de 900 ovos de Páscoa para crianças com câncer no ES
> Pinturas e piso original do Teatro Carlos Gomes foram descobertos durante as obras
> Pedra Azul: tombamento é importante para preservar a história do Estado

O templo é uma construção histórica e faz parte do sítio histórico da cidade, tombado pelo município em 1999 e pelo Governo do Estado em 2012.

Segundo a Paróquia, não houve restauro integral ao longo dos últimos anos no local, apenas intervenções emergenciais.

O padre Enildo Genésio de Souza, pároco da paróquia São João Batista, informou que a decisão pela interdição é para evitar os riscos com os fiéis e que todos os órgãos necessários foram comunicados.

“Pedimos a um engenheiro civil que pudesse dar uma olhada no telhado e a madeira estava muito deteriorada por conta dos cupins. Diante do risco, nós notificamos todos os órgãos necessários e decidimos pela interdição. É um momento triste e preocupante, mas a nossa decisão baseada no perceber técnico é pela preservação da vida. Não queremos que aconteça nada com nossos fiéis. Vamos preservar a vida e nosso patrimônio histórico e religioso”.

A paróquia passará por uma obra de restauro do telhado, no entanto, ainda não há previsão para a reforma começar.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (CREA-ES) realizou vistoria no local e deve divulgar o relatório ainda nesta segunda-feira (24).

Dessa forma, todas as atividades que aconteceriam no espaço do templo da Igreja Matriz foram realocadas para o salão paroquial, que fica ao lado do templo.

Carol Poleze, repórter do Folha Vitória
Carol Poleze

Repórter

Graduada em Jornalismo e mestranda em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Graduada em Jornalismo e mestranda em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).