
A maré alta invadiu ruas do bairro Ilha de Santa Maria, em Vitória, e o episódio foi registrado em vídeo por uma internauta, que mostrou a água tomando conta das vias, com veículos parcialmente submersos. Não é a primeira vez que os moradores do local passam por esta situação, pois já viram a água invadir suas casas e causar prejuízos.
O fenômeno ocorrido nesta sexta-feira (28) também afeta os bairros Fradinhos, Jucutuquara e Cruzamento. Por serem áreas localizadas abaixo do nível do mar, a água volta pelo sistema de drenagem da água da chuva e, pelos bueiros, toma as ruas dos bairros. Tudo isso é uma consequência das ocupações irregulares sobre antigos manguezais aterrados, o que deixou a urbanização abaixo do nível das marés altas. Neste sábado, por exemplo, a maré atingiu 1,7 metro, por volta das 14h20.
LEIA TAMBÉM:
- Adolescente suspeito de gerenciar tráfico em Cariacica é apreendido na BR-101
- Idosa é agredida pelo filho após se recusar a dar dinheiro para drogas
Para minimizar os impactos dessas inundações, a Prefeitura de Vitória anunciou a construção de 4,6 quilômetros de galerias e dois reservatórios de contenção. Segundo a prefeitura, a Secretaria de Obras está finalizando os trâmites para lançar o edital de licitação via Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), que contratará a empresa responsável pelo projeto e pela execução das obras de macrodrenagem.
“A iniciativa busca garantir mais segurança e qualidade de vida para os 9,4 mil moradores dessas regiões, que há anos convivem com alagamentos durante períodos de maré alta”, informou a prefeitura.