Quinze pilotos de embarcações sem habilitação já foram flagrados pela Marinha do Brasil no litoral do Espírito Santo durante o verão. As ações foram realizadas durante a Operação Verão, que começou em 26 de dezembro de 2024 e segue até 9 de fevereiro de 2025.
A Operação Verão, realizada com outros órgãos da Segurança Pública do Estado, pretende garantir a ordem pública e a paz social, especialmente nas regiões litorâneas e pontos turísticos no interior do Estado.
Leia também:
Arena de Verão terá esportes pela manhã e shows à noite; veja programação
Motociclista é flagrado com cachorro em pé na moto em Vila Velha
Ensaios de Carnaval, Glória Groove e Falamansa: veja onde curtir o fim de semana no ES
Durante a edição da operação, foram realizadas mais de 1,3 mil abordagens aos condutores. Nas ações, foram verificados itens como documentação, habilitação dos condutores e estado de conservação da embarcação.
Além disso, de acordo com a Marinha, foram feitos 123 testes de bafômetro que não flagraram nenhum condutor embriagado até a sexta-feira (24).
Também foram realizadas quatro prisões e apreensões de embarcações por conta de irregularidades.
Condutores sem habilitação: fiscalização no mar
A Operação Verão, que segue até o dia 9 de fevereiro, integra a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), Capitania dos Portos do Espírito Santo.
Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, Leonardo Damasceno, o objetivo da integração é gerar segurança nas áreas e municípios com grande fluxo de banhistas e turistas.
“É uma tradição fazer uma integração dos agentes de segurança. O objetivo é gerar segurança nas áreas e municípios que teremos um grande fluxo de pessoas nesse período, principalmente diante do turismo”, descreve Damasceno.