Após nove meses da inauguração, as primeiras lojas do Mercado da Capixaba, no Centro de Vitória, abrem as portas neste sábado (12). Os primeiros estabelecimentos a começar a funcionar são voltados ao segmento de arte e artesanato. A inauguração acontece às 9h.
Atualmente, o espaço já recebe eventos culturais pontuais, mas as lojas seguiam fora de funcionamento.
Desde que o mercado foi reinaugurado em julho do ano passado, duas previsões para abertura das lojas foram divulgadas, mas acabaram não sendo cumpridas.
LEIA TAMBÉM:
- Defesa Civil alerta para chuvas fortes e queda de granizo em cidades do ES
- VÍDEO| Chuva abre cratera na Marginal Tietê e pista é interditada em São Paulo
- Loba-guará é resgatada em estado crítico na BR-101
De acordo com a concessionária responsável por administrar o local, o Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), a previsão de abertura para os demais estabelecimentos varia entre 20 a 50 dias, pois algumas lojas estão em obras e outras ainda passarão por reforma.
Lojas que abrirão no sábado
As primeiras lojas em funcionamento no Mercado da Capixaba serão: Scalzer Aromas, Avivar, D’Coração Capixaba e Alves Artesanatos.
Com exceção do sábado de inauguração, em que as atividades acontecem apenas até às 14h, o funcionamento comercial das lojas acontecerá todos os dias, de 10h às 18h.
Para a gestora de administração do mercado, Isabella Capdeville, a reabertura do mercado ajudará o Centro de Vitória se tornar novamente referência na região.
Essa abertura representa a força histórica que o Mercado da Capixaba tem. É o pontapé inicial para o Centro de Vitória voltar a ser a referência comercial com a colaboração expressiva dos empreendedores, artesãos e comerciantes capixabas naturais e os de coração, disse.
Além da abertura das lojas, o espaço também contará com a Feira das Artesãs de Viana e Exposição de Cadeiras Bacutias.
Inaugurado, mas sem lojas
O Mercado da Capixaba, inaugurado inicialmente no ano de 1926, foi reinaugurado no dia 4 de julho de 2024, marcando um novo capítulo na história do Centro de Vitória. O espaço sofreu um incêndio em 2002 e foi se deteriorando até ficar inativo.
Apesar da reinauguração do espaço, as lojas ainda se mantiveram ausentes na estrutura. A previsão para abertura dos módulos comerciais foi estabelecida para janeiro deste ano, o que acabou não acontecendo.