Até R$ 6,2 mil

Moradores afetados pelas chuvas no ES terão saque-calamidade

O saque foi liberado pela Caixa em quatro cidades classificadas em emergência; solicitação pode ser feita a partir deste sábado (1º)

Foto: Deyvison Marques
Foto: Deyvison Marques

Moradores de quatro cidades que estão em situação de emergência, por conta das fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo em janeiro, terão saque-calamidade. A Caixa Econômica Federal disponibilizou a solicitação do saque por meio do FGTS a partir deste sábado (1º) nos municípios de Alegre, Santa Leopoldina, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.

Para ter acesso, é necessário ter saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00 por conta vinculada, limitado ao saldo disponível na conta. Os trabalhadores podem realizar o saque até 1º de maio de 2025.

Leia também:
> Consórcio mineiro vai construir Terceira Ponte de Colatina
> Motoristas não pagarão rotativo na orla de Vila Velha
> Polícia descobre banco paralelo do tráfico e prende suspeitos no ES e RJ

Na sexta-feira (31), a Defesa Civil Nacional classificou as cidades capixabas em situação de emergência. Na ocasião, também está a cidade de Viana, no entanto, não foi incluída no saque-calamidade liberado pela Caixa.

Como solicitar o saque-calamidade?

  • Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro;
  • Ir na opção “Solicitar seu saque 100% digital” ou ir no menu inferior “Saques” e selecionar “Solicitar saque”;
  • Clicar em “Calamidade pública”, informar o nome do município e selecionar na lista;
  • Selecionar o tipo do comprovante de endereço e digitar o CEP e número da residência;
  • Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
  • Selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação.
Carol Poleze, repórter do Folha Vitória
Carol Poleze Repórter
Repórter
Graduada em Jornalismo e mestranda em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).