Moradores em situação de rua que participaram do resgate do aposentado José Camilo da Silva, de 78 anos, que caiu em um valão debaixo da Terceira Ponte, em Vila Velha, na manhã de segunda-feira (14), lamentaram a morte do idoso.
Ao ver o acidente, os homens que estavam próximos ao local, debaixo da ponte, não pensaram duas vezes e se atiraram dentro do valão para tentar salvar a vida do idoso.
LEIA TAMBÉM:
>> Obras que vão transformar Canal da Costa em parque começam este mês
>> Um dia após tragédia, homem cai em valão embaixo da Terceira Ponte
>> Câmera flagra momento em que aposentado cai com carro em valão
Morte de idoso em valão: esforço para salvar aposentado
Segundo Jocimar da Silva, de 38 anos, uma das pessoas que pulou no valão para ajudar o idoso, os envolvidos não pouparam esforços para tentar salvar José Camilo.
É um ser humano, uma vida, a gente fez o que pôde, mas infelizmente, é lamentável. Poderia haver uma criança ou outra pessoa dentro do carro, não é fácil, afirmou.
Isaque Lacerda dos Santos, que não entrou na água, mas auxiliou os amigos a retirarem o carro de dentro do valão, relatou que as testemunhas estão abaladas com a morte do idoso.
“A gente fez de tudo, mas Deus levou, foi feita a vontade dele. Que não aconteça mais, porque ficamos muito abalados, poderia ter uma criança dentro do carro ou uma idosa”, disse.
Envolvidos no resgate foram medicados
Os envolvidos no resgate foram medicados depois de pularem no valão, por terem tido contato com a água suja.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Vila Velha, uma equipe do programa Consultório na Rua esteve presente no local do acidente e identificou as pessoas envolvidas no resgate.
A secretaria informou que os primeiros cuidados foram iniciados, com a administração de medicamentos às pessoas envolvidas no resgate. Elas também receberam vacinas nesta terça-feira (15).
Ainda de acordo com a secretaria, todos os moradores em situação de rua envolvidos no resgate são acompanhados pela equipe de saúde do município regularmente.
Todos os moradores em situação de rua envolvidos no resgate já são acompanhados regularmente pela equipe de saúde do município e vão continuar sendo monitorados nos próximos dias. Todas as medidas necessárias serão adotadas caso aconteça qualquer intercorrência, informou a Secretaria por nota.
Relembre o caso
José Camilo morreu após cair no valão na manhã desta segunda-feira (14). Segundo informações de testemunhas à reportagem da TV Vitória/Record, ele havia ido a um laboratório fazer exames de rotina e, ao sair de ré com o carro do estacionamento, caiu com o veículo no valão.
A morte do aposentado foi confirmada pela Polícia Científica, que detalhou que o corpo foi encaminhado pela ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Instituto Médico Legal (IML), em Vitória, para ser necropsiado e, posteriormente, liberado para os familiares.
*Com informações da repórter Luciana Leicht, da TV Vitória/Record