Veja o vídeo

Mulher se arrisca ao limpar janela em prédio de Vitória; especialistas alertam

A mulher foi flagrada fazendo a limpeza da janela em prédio da Praia do Canto, sem utilização de equipamento de segurança

Mulher é flagrada limpando janela em prédio na Praia do Canto. Foto: Reprodução de vídeo
Mulher é flagrada limpando janela em prédio na Praia do Canto. Foto: Reprodução de vídeo

Uma mulher, que não teve a identidade divulgada, foi flagrada se arriscando enquanto fazia a limpeza de vidros de uma janela de um apartamento localizado no quinto andar de um prédio, na Praia do Canto, em Vitória. O vídeo se espalhou rapidamente pelas redes sociais.

Na imagem, é possível perceber que a mulher está realizando a faxina nos vidros com um pano, apoiada no beiral da janela. Ela não utilizava nenhum equipamento de segurança.

Confira o flagrante:

Leia também:

Limpeza de vidros: como evitar riscos

Diante das cenas, muitas pessoas se questionaram sobre como realizar a limpeza de vidros de maneira correta e segura, para que trabalhadores não sejam expostos ao risco.

Em entrevista ao ES no Ar, o engenheiro de segurança do trabalho, Marcos José dos Santos, disse que o Ministério do Trabalho possui diversas normativas e diretrizes que determinam como as atividades devem ser executadas acima de dois metros de altura.

“Temos, por exemplo, a NR.35, que trata dos requisitos e medidas de prevenção para o trabalho em altura. Além da NR.6, que ela estava sem as EPIs, como cinto de segurança, talabarte, capacete, luvas”, disse o engenheiro.

Além disso, também é detalhado que a responsabilidade fica a cargo do empregador e do condomínio de realizar a análise do risco do trabalho.

“Devemos ter segurança nesse tipo de trabalho”, diz Corpo de Bombeiros

A capitã Andresa, do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, afirmou que pela segurança do trabalhador e de qualquer indivíduo, não deve ser realizada a exposição em locais elevados sem a devida proteção.

Por exemplo, a gente, quando vai fazer um trabalho em altura ou qualquer trabalhador que vai realizar um trabalho em altura, deve estar ancorado, que a gente fala sempre preso em uma corda, preso em uma outra corda backup.

A capitã Andresa destaca que, em uma limpeza externa, deve ser contratada uma empresa especializada no tipo de serviço. “São trabalhadores equipados, que possuem uma ancoragem em cima do prédio. A pessoa desce com corda com total segurança”.

O que fazer se presenciar uma pessoa que sofreu queda?

Segundo a capitã dos Bombeiros, caso o trabalhador presencie um acidente com politraumatismo, ou seja, que caiu de uma altura elevada, não deve tentar movimentar a vítima.

“Nunca deve tentar movimentar, apenas se ela realmente não estiver respirando e for necessário realizar as compressões cardíacas, no centro do peito. Fora isso, deve-se ligar para o socorro especializado do Corpo de Bombeiros”, disse.

*Com informações do repórter Gabriel Cavalini, da TV Vitória/ Record

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória