O Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAER) recebeu um novo helicóptero para reforçar as operações no Espírito Santo. A entrega foi feita nesta sexta-feira (31).
A aeronave, modelo H130, da linha Airbus, foi incorporada à frota durante a inauguração da nova sede administrativa do NOTAER e deve auxiliar nas missões de segurança pública, além de voos aeromédicos e de Defesa Civil em todo o Espírito Santo.
LEIA TAMBÉM:
>> Visitação a navio de guerra em Vitória não vai precisar de ingresso
>> Pique-pega: vídeo de capivara e cachorro caramelo no ES viraliza
>> Vídeo de bicicleta gigante pelas ruas de Vila Velha viraliza nas redes sociais
De acordo com o governador Renato Casagrande (PSB), a aeronave será utilizada no transporte de pacientes e na captação de órgãos.
A nova aeronave vai reforçar a frota e deve ser mais utilizada no transporte de pacientes e na captação de órgãos, trazendo mais agilidade e ajudando a salvar vidas. Também servirá para operações da área da Segurança Pública para que a gente possa seguir melhorando nossos indicadores e colocar o Estado entre os mais seguros do País, afirmou.
O helicóptero
A nova aeronave é fabricada pela empresa Airbus Helicopters, e é um helicóptero monoturbina leve.
Segundo o NOTAER, apesar de ser tecnologicamente mais avançado, a filosofia operacional do helicóptero é semelhante aos modelos Esquilo / H125 empregados há mais de trinta anos pelo NOTAER,
Isso, segundo o núcleo, reduz significativamente o tempo de adaptação de pilotos, mecânicos e operadores aerotáticos do NOTAER. A aeronave tem capacidade de transporte de cinco passageiros e dois pilotos.
Alé do helicóptero, também foram entregues três ambulâncias de suporte avançado do SAMU. Os veículos foram enviados ao Estado pelo Mninistério da Saúde, por meio de termo de doação com a Secretaria da Saúde (SEsa), no valor de R$ 867 mil.
Os veículos fazem parte da renovação da frota do Samu, realizada ao longo do ano passado. Cada ambulância conta com ressuscitador manual, circuito de ventilação mecânica, monitor-desfibrilador e outros equipamentos.
Nova sede do NOTAER
A construção da nova sede do NOTAER faz parte de medidas do programa Estado Presente. Ao todo, as obras tiveram investimento total de R$ 7,5 milhões.
Atualmente as obras de ampliação do hangar de aeronaves e a reforma de ampliação do pátio estão em andamento e a previsão de entrega das duas estruturas, segundo o Governo Estadual, é o segundo semestre do ano.