Doze pessoas foram abandonadas em Linhares após saírem de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, com uma promessa de emprego falsa. A situação foi denunciada pelo prefeito do município, Lucas Scaramussa, em uma postagem no Instagram, na manhã desta quarta-feira (09).
No vídeo, o prefeito diz que o grupo de trabalhadores abandonados supostamente viajou a mando da prefeitura fluminense com uma oferta de trabalho que não existe e em um veículo descaracterizado.
Chegaram para a gente dizendo que haveria um grupo de empresários daqui, que estava mandando esse ônibus – supostamente de Linhares – para dar suporte, alojamento, trabalho, pagamento de R$ 20 a R$ 50 por saca de café, contou um dos passageiros do ônibus.
Trabalhadores abandonados: câmeras flagram ônibus
Scaramussa ainda afirmou que câmeras do cerco eletrônico já identificaram o veículo e a placa, e já encaminharam as imagens para a Polícia Civil.
Em nota, a administração municipal informou que já acionou o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) para acompanhar o caso.
Também por meio de nota, a Polícia Civil informou que até o momento, não foi identificado nenhum crime que justifique a atuação da corporação. A situação está sendo acompanhada, e eventuais desdobramentos serão avaliados conforme as legislações vigentes.
O MPES foi procurado pela reportagem do Folha Vitória, mas, até a publicação deste texto, não houve resposta.
A Prefeitura de Cabo Frio também foi procurada para esclarecimentos e não retornou. A matéria poderá ser atualizada.
Reintegração dos trabalhadores
Seis pessoas foram levadas para a Casa de Acolhida São Francisco de Assis e a outra metade, para o Grupo Resgate, no distrito de Farias, onde receberam os cuidados necessários como banho, alimentação e atendimentos de saúde, informou a Prefeitura de Linhares.
Na manhã desta quarta-feira (09), equipes da secretaria de Assistência Social iniciaram a busca ativa para localizar os familiares de 12 moradores.
Até o momento, a família de um deles, que é da Bahia, já foi comunicada e o município adotará as medidas necessárias para que ele seja reintegrado.