
Católicos capixabas se lembraram com carinho do papa Francisco. O Santo Padre, que morreu nesta segunda-feira (21), abençoou recentemente a bandeira do Espírito Santo. O gesto simbólico aconteceu durante uma viagem do governador do Estado ao Vaticano.
O encontro especial aconteceu em 9 de novembro de 2024, em uma audiência privada concedida ao governador e à primeira-dama Maria Virgínia Casagrande, na biblioteca do Palácio Apostólico São Damásio.
LEIA TAMBÉM:
A visita oficial ocorreu pouco antes da viagem do governador ao Azerbaijão, onde participou da Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas (COP).
Durante o encontro, Casagrande presenteou o Papa com uma escultura de São José de Anchieta, feita pelo artista capixaba Ivan Coelho. A obra, produzida em madeira com detalhes em aço, homenageia o “Apóstolo do Brasil”, símbolo maior da fé e da identidade cultural do Espírito Santo — e canonizado pelo próprio Francisco em 2014.
Um dos momentos mais simbólicos da audiência foi quando o governador apresentou ao Santo Padre a bandeira do Espírito Santo. Ele explicou o significado da frase “Trabalha e Confia”, inspirada em Santo Inácio de Loyola, e também o simbolismo das cores, que remetem ao manto de Nossa Senhora da Penha, padroeira do estado.
Francisco abençoou a bandeira com carinho, eternizando um gesto que emocionou a comitiva capixaba e os fiéis do Estado.