O Vaticano atualizou as informações sobre a internação do Papa Francisco, na manhã desta segunda-feira (24). De acordo com o boletim, o pontífice teve uma noite tranquila e segue em repouso. O estado de saúde do religioso ainda é crítico.
No domingo (23), o Vaticano informou que o papa havia apresentado um quadro de insuficiência renal leve e seguia com cateter nasal de alto fluxo para receber oxigênio. No entanto, Francisco não teve outra crise respiratório.
LEIA TAMBÉM
Musa da Boa Vista passa mal e morre após desfilar no Carnaval de Vitória
VÍDEO l Dom Ângelo Mezzari toma posse como novo arcebispo de Vitória
Correios abrem inscrições para o 54º Concurso Internacional de Redação de Cartas
O papa está internado desde o dia 14 de fevereiro para tratar uma pneumonia bilateral, mas o quadro de saúde do pontífice apresentou complicações no fim de semana. Além da leve insuficiência renal, Francisco sofreu uma crise respiratória e precisou de transfusão de sangue, no sábado (22).
A transfusão foi necessária após exames de sangue identificarem uma plaquetonepia – diminuição do número de plaquetas no sangue – associada a uma anemia.
O pontífice está internado hospital Gemelli, em Roma, onde ocupa um apartamento no 10º andar. O Vaticano informa que o papa segue vigilante e participou da Santa Missa, na manhã de domingo.
Ainda no domingo, o perfil do papa no X publicou uma mensagem agradecendo as orações. “Nestes dias recebi muitas mensagens de afeto e fiquei particularmente tocado com as cartas e os desenhos das crianças”, diz parte da postagem.
Nestes dias recebi muitas mensagens de afeto e fiquei particularmente tocado com as cartas e os desenhos das crianças. Obrigado por essa proximidade e pelas orações de conforto que recebi do mundo inteiro!
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) February 23, 2025