Cotidiano

Passagem do Aquaviário poderá ser paga com cartão de crédito e débito

Anúncio foi realizado na manhã desta quinta-feira (17) pelo governador Renato Casagrande

Aquaviário navega entre Vila Velha e Vitória, em frente ao Museu Vale, no canal do Porto da Capital (Foto: Pedro Permuy)
Foto: Pedro Permuy

Os passageiros do aquaviário agora poderão pagar os embarques com o cartão de crédito ou de débito com aproximação. O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande na manhã desta quinta-feira (17).

A novidade já está em vigor. Com o cartão de crédito ou débito, os passageiros devem usar um leitor que fica abaixo dos convencionais, usados no CartãoGV.

Leitor de cartão utilizado para pagar passagem do Aquaviário com cartão de aproximação (Foto: Gabriel Barros/ Folha Vitória)

Segundo o governador, a medida deve facilitar o acesso de turistas ou passageiros que esqueceram o CartãoGV.

“Isso é importante para o usuário do dia a dia, que, às vezes, esquece o CartãoGV, mas está sempre com o cartão de crédito ou débito e também para o turista, que não tem o CartãoGV”, explicou Casagrande.

Por enquanto, a novidade é apenas para o embarque nas estações do aquaviário. Os embarques feitos no Transcol são realizados pelo CartãoGV e aplicativo.

LEIA TAMBÉM:

Atualmente, a passagem custa R$ 4,90 de segunda a sábado e R$ 4,30 aos domingos e feriados.

Aquaviário

O novo aquaviário foi inaugurado em agosto de 2023, com três estações: uma na Praça do Papa, em Vitória; uma na Prainha, em Vila Velha; e uma em Porto de Santana, em Cariacica. 

Inicialmente, duas embarcações operavam no sistema. A terceira lancha chegou ao Estado e começou a operar em janeiro de 2024, possibilitando as viagens noturnas. 

Após meses de atraso, a quarta embarcação foi entregue e começou a atender aos passageiros em novembro do ano passado.

O sistema também vai ganhar cinco novas estações com investimentos do Estado e do governo federal, por meio do PAC. As obras da primeira delas, na Rodoviária de Vitória, já começaram.

Outros dois novos pontos de embarque em Vitória devem ter as construções iniciadas ainda este ano. Já para as obras das novas estações de Vila Velha e de Cariacica ainda não tem previsão.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros

Produtor web

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.