
Há casas que contam histórias, algumas delas, com mais de meio século. Este é o caso de um imóvel que chama a atenção em Iriri, litoral de Anchieta, no Sul do Espírito Santo. Por lá, os tijolos dividem espaço com um tipo de madeira muito especial.
Em um prédio, um pé de pimenta da Jamaica corta os três andares e adorna a construção. A árvore foi plantada há 58 anos, pela mãe do atual proprietário, Joilson José Alpohim.
LEIA TAMBÉM:
>> Semana Santa: confira os locais de venda de palmito na Grande Vitória
>> CNH Social abre 7 mil vagas para tirar carteira de habilitação de graça no ES
>> Prefeitura demole quiosques em Ponta da Fruta: “História de 45 anos foi apagada”
Quando o imóvel ainda era uma casa e contava com um enorme quintal, dos tipos que hoje em dia são raros e reservados a histórias do tipo “na minha época, aqui existia uma casa bem grande…”, a dona Juliana Pereira Alpohim, decidiu plantar a árvore.
Veja o vídeo:
Naquele tempo, a casa era cheia, contava com Juliana, o marido e os 11 filhos. Com a morte do casal, Joilson acabou comprando a parte dos irmãos e transformou o imóvel em um prédio, e o pé de pimenta se manteve intacto.
Essa árvore foi minha mãe que plantou, morava comigo, meu pai e meus irmãos. Com a idade, eles faleceram, e como somos 11 irmãos, acabei comprando a parte deles. Decidi que faria uma obra bem bonita, mas que sempre manteria a árvore, porque minha mãe amava, contou Joilson.
Árvore xodó corta todas as varandas
O pé de pimenta da Jamaica fica com as raízes fincadas na garagem do prédio e vai subindo. Na varanda de cada andar, há um buraco por onde o tronco vaza, até chegar à cobertura do imóvel.
Veja o vídeo:
A construção faz parecer com que a árvore seja parte até dos alicerces do prédio, mas Joilson explica que há uma base reforçada para mantê-la segura.
Em um dos andares foi montada uma mesa em torno da árvore e Joilson já deixa claro: machucar a árvore é proibido, nenhum prego, nenhum objeto de construção pode tocá-la.
“Foi feita uma base bem reforçada, para que a raiz não venha a prejudicar a construção. Há um buraco em cada varanda, em uma delas fizemos uma mesa para nos juntar, tomar uma cervejinha, bater papo, mas a árvore é intocável”, disse.
Pimenta da Jamaica
A árvore que corta o prédio em Iriri dá um fruto conhecido por render temperos famosos em países caribenhos. Mas afinal, essa tal pimenta da Jamaica é boa mesmo? De acordo com Joilson, a resposta é sim, e muito.
“É muito gostoso o fruto que ela produz, é muito usado, inclusive, na preparação de drinques, faz muito sucesso”.