Prêmio Colibri 2025 abre as inscrições para as agências filiadas ao Sinapro-ES

Está dada a largada para as inscrições da edição 2025 do Prêmio Colibri, a maior premiação da publicidade capixaba e uma das mais tradicionais do Brasil. Poderão concorrer as agências filiadas ao  Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Espírito Santo, o Sinapro-ES.As peças ou campanhas devem ter sido criadas no Estado do Espírito Santo e veiculadas no Espírito Santo ou em qualquer parte do Brasil no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024. O período de inscrição tem início nesta sexta-feira 7 de fevereiro e encerra no dia 21 fevereiro. O site para inscrição é o www.festivalcolibri.com.br . Na foto abaixo, equipe da MP Publicidade, Agência do Ano do Colibri 2024.

O julgamento será realizado em fase única, com jurados de outros estados –  convidados pelo Sinapro-ES, no qual os mesmos darão notas de 05 a 10 a todas as peças inscritas. As oito peças que obtiverem melhores médias serão classificadas para o Short-List e, da somatória das notas das peças classificadas, serão estabelecidas  as peças premiadas com ouro, prata e bronze e, consequentemente, a Agência do Ano.  O festival promete movimentar ainda mais o mercado, conforme ressalta o presidente do Sinapro-ES, Alexandre Pedroni. “A 38ª edição do Festival Colibri já está sendo preparada desde o ano passado e o esforço que está sendo feito em termos de tecnologia e rodada com patrocinadores, tende a ser o maior festival dos últimos tempos. E é esse movimento que se espera de um festival reconhecido a nível nacional e o mais longevo do país. A cada ano nos esforçamos para valorizar ainda mais os talentos e a criatividade capixaba”, destacou Pedroni. Mais informações pelo e-mail: [email protected] ou [email protected] e pelo número (27) 99238-3379.

Manami reforça sua presença em Peracanga com ativações que conquistam o público – O verão em Guarapari ganhou um toque especial com as ativações do Manami, empreendimento de alto padrão que vem movimentando Peracanga, um dos points mais badalados do litoral capixaba. A receptividade do público foi tão grande que as ações, inicialmente planejadas para janeiro, seguirão ao longo de fevereiro, reforçando a conexão do projeto com quem busca sofisticação e exclusividade à beira-mar.Inspirado no equilíbrio entre bem-estar, sofisticação e um estilo de vida conectado à natureza, o Manami é o primeiro condomínio clube da região, trazendo um novo conceito para quem deseja vivenciar o melhor de Guarapari com conforto e praticidade. Esse posicionamento inovador tem sido traduzido em ativações diferenciadas, que vêm conquistando a atenção de moradores e turistas.

Todos os finais de semana, a charmosa bike food do Manami tem marcado presença na praia –  chamando atenção pelo design impecável e pelo conceito cuidadosamente pensado. As promotoras, vestindo looks inspirados em quimonos japoneses, distribuíram vinho em uma abordagem elegante e alinhada ao lifestyle que o empreendimento propõe. “Cada detalhe foi pensado com um olhar feminino, desde as cores que remetem à identidade visual do Manami até a escolha das roupas e da estética do carrinho, que traduzem a essência do projeto. Queremos que cada interação com a marca já proporcione uma experiência única, assim como será viver no Manami”, destaca Carla Ribeiro, gerente de marketing do empreendimento.

Além da ação na praia, o estande de vendas também foi palco de experiências exclusivas –  Um dos destaques foi a presença da influenciadoraMariane Pernambuco, que compartilhou com seus seguidores as impressões sobre o empreendimento. Outro momento especial foi o jantar assinado pela chef e influenciadora Maritza Bojovski, no tradicional Guaramare, que levou uma experiência gastronômica sofisticada para convidados selecionados. Com uma abordagem que vai além do convencional, o Manami segue se consolidando como um ícone de exclusividade e inovação em Guarapari. As ações de verão reforçam não apenas o posicionamento da marca, mas também a experiência que o empreendimento pretende entregar aos seus futuros moradores: um estilo de vida que combina sofisticação, conforto e bem-estar em um dos destinos mais desejados do Espírito Santo.

Maely Mídia OOH chega a São Paulo com a compra de 50% da C2R Mídia  – A Maely Mídia OOH, uma das mais tradicionais empresas de mídia Out Of Home (OOH) do Brasil, anuncia sua chegada a São Paulo. A expansão para o maior mercado publicitário do Brasil ocorre por meio da aquisição de 50% da C2R Mídia, empresa especializada em mídia em transporte público. A parceria vai potencializar a oferta de soluções inovadoras de comunicação em mídia OOH na capital paulista, estreitando a relação entre as marcas e os consumidores durante sua jornada diária de mobilidade pela cidade. Dentre outros atrativos, a C2R Mídia tem expertise em mídias de ônibus e é desenvolvedora de tecnologias como o Painel B-Air, dispositivo que padroniza e organiza a publicidade estática no interior de milhares de ônibus que circulam pela cidade. Com a parceria, a expectativa é por uma evolução da publicidade nesse meio, com o lançamento de novas soluções nos próximos meses.

A chegada a São Paulo reforça a estratégia de diversificação e expansão da empresa  – Com origem no Espírito Santo, a Maely Mídia OOH foi fundada em 1968 e, hoje, conta com milhares de faces de mídia em seu portfólio no estado, tendo se consolidado com a atuação em cinco categorias: grandes formatos, mobiliário urbano, ambientes de consumo, mídia em transportes e mídia em edifícios. A chegada a São Paulo reforça a estratégia de diversificação e expansão da empresa, com foco em uma abordagem mais integrada de mobilidade urbana. “A movimentação é um marco para a C2R Mídia, que sempre foi reconhecida pela inovação, além da ampla cobertura e eficiência de suas campanhas. Com a Maely, agregamos um parceiro com vasta experiência no setor, o que nos deixa ainda mais confiantes sobre as possibilidades que surgirão a partir dessa união e os impactos que traremos para o futuro da mídia OOH no Brasil”, afirma Rogério de Moraes, CEO da C2R Mídia.

“Acreditamos que nossa abordagem sobre a mobilidade transformará a maneira como as empresas se comunicam com o público em movimento. Temos, ainda, um olhar atento ao impacto positivo na classe C, um segmento crescente e muito presente no cenário dos centros urbanos. Ao integrar soluções de mobilidade e tecnologia, facilitamos o acesso a novas oportunidades de consumo e oferecemos uma experiência mais personalizada e eficiente para as pessoas. Isso é fundamental para o crescimento das marcas em um mercado competitivo e diversificado como o de São Paulo.“, afirma Rodrigo Oliveira, CEO da Maely Mídia OOH.

Galwan lança novo condomínio, o primeiro lançamento de 2025 – O Solar Augusto Faria, primeiro lançamento da Galwan em 2025, fica a duas quadras do mar de Itaparica.  A Galwan deu a largada para a formação de seu próximo condomínio, no coração da praia de Itaparica. A duas quadras do mar, o empreendimento de alto padrão será construído em uma área privilegiada de Vila Velha.Fica na Rodovia do Sol, em frente à BYD Vitória Motors Vila Velha, ao lado do Burguer King. A região, próxima do Hospital Santa Mônica, tem supermercados, restaurantes, lojas e farmácias.Este lançamento de 2025 da Galwan cria a expectativa de que seja um sucesso, devido ao grande número de interessados que já se inscreveram para participar do empreendimento. Os corretores já começaram a chamar os cadastrados para assinar o contrato de adesão.“O empreendimento tem 72 unidades e mais de 650 pessoas fizeram o cadastro no site ou com nossos corretores para participar do condomínio”, disse Júnior Pereira, supervisor de vendas da Galwan Imobiliária.

Bandes alcançou um resultado recorde e investiu mais de meio bilhão na economia capixaba em 2024 – Em um ano de reinvenção e fortalecimento econômico, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) obteve um resultado recorde de R$ 99,3 milhões no exercício de 2024, alcançando R$ 510 milhões em liberação de crédito para projetos de investimento em todo o Estado. Essas marcas destacam o papel desempenhado pelo banco no fomento ao desenvolvimento econômico regional. Os resultados  foram anunciados na manhã de segunda-feira, dia 3 de fevereiro, em coletiva de imprensa realizada no Palácio Anchieta, em Vitória, com as presenças do governador Renato Casagrande; do vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, do presidente do Bandes, Marcelo  Barbosa Saintive  e  diretores do banco capixaba.

Os números resultaram na diversificação da carteira de crédito do banco  – “A cada ano temos tido melhores resultados. Quando recebemos o Bandes em 2019, o banco estava sem rumo e agora temos quase R$ 100 milhões de lucro líquido. Outro caminho para o banco foi financiar a inovação, que é uma das diretrizes do nosso governo. Para nós só vale a pena ter um banco público se ele tiver resultados e que faça a diferença na vida das pessoas. É o maior lucro da história e esperamos que em 2025 seja ainda melhor”, afirmou o governador Renato Casagrande. Os números resultaram na diversificação da carteira de crédito do banco, com projetos atendidos em 46 municípios capixabas pelos financiamentos do Bandes, uma elevação de 35% em atendimento regional comparado ao ano anterior. Foram liberados mais de meio bilhão de reais, sendo R$ 355 milhões em operações de crédito e outros R$ 156 milhões em emissão de debêntures pelo programa Funses ESG, estes direcionados em empreendimentos compromissados com o desenvolvimento sustentável, pautados na conduta fundamentada em aspectos ambientais, sociais e de governança das empresas.


A eficiência na gestão se tornou referência em nossas empresas  – “O Bandes é um protagonista do desenvolvimento em nosso Estado e é administrado com muito profissionalismo. Em 2023, o resultado já foi recorde e em 2024 foi melhor ainda. Os bons resultados na gestão de uma empresa pública refletem no apoio e fortalecimento de projetos que geram desenvolvimento, crescimento econômico, postos de trabalho e renda às pessoas. A eficiência na gestão se tornou referência em nossas empresas. Bandes, Banestes e Cesan estão nessa sintonia, essencial para garantir saldo positivo, ter capacidade de investimentos e permitir bons serviços à sociedade capixaba”, destacou o vice-governador Ricardo Ferraço.

A atuação do Bandes tem permitido a desconcentração da carteira de crédito para maior diversificação setorial  – O diretor-presidente do Bandes, Marcelo Barbosa Saintive, também falou sobre o resultado. “Em um ano de desafios e oportunidades, o banco se destacou pela eficiência na gestão de seus recursos e pela capacidade de fomentar soluções financeiras, a geração de empregos e a inovação em diversas regiões do Estado. Esse resultado, apresentado hoje, reforça nossa missão de ser um agente transformador sustentável na economia capixaba, contribuindo para o fortalecimento das empresas e a interiorização do desenvolvimento, em alinhamento à agenda da descarbonização e da transição energética”, pontuou. A atuação do Bandes tem permitido a desconcentração da carteira de crédito para maior diversificação setorial, o que resulta em potencializar setores estratégicos e com menor oferta de crédito no mercado. Em 2024, os setores como Indústria (42%), Serviços (31%) e Comércio (11%) concentraram os recursos, garantindo apoio a diferentes cadeias produtivas.

Essa diversificação não apenas contribuiu para o crescimento sustentável das empresas capixabas – mas também consolidou o banco capixaba como um agente essencial na modernização e no desenvolvimento econômico do Estado. São recursos que têm impacto social e representam a manutenção e geração de 13,5 mil empregos. A atuação de destaque registrou recordes de desembolsos para o fomento da Inovação, foram destinados R$ 335 milhões, recursos provenientes das linhas da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e de fundos de fomento e de investimentos e participações. Em destaque, R$ R$ 66,3 milhões direcionados para startups por meio do Funses1 – Fundo de Investimentos em Participações (FIP), criado com recursos do Fundo Soberano do Governo do Espírito Santo.

Sustentabilidade e agenda de descarbonização – O Bandes tem viabilizado programas de fomento para a introdução e disseminação de modelos de negócios inovadores e sustentáveis, alinhados às práticas ESG (Ambiental, Social e Governança). Internamente, o banco instituiu o Comitê de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática, vinculado ao Conselho de Administração. Em 2024, o Banco de Desenvolvimento concluiu o projeto “Diagnóstico Climático”, que buscou impulsionar a agenda climática e promover a transição para uma economia de baixo carbono entre empresas da carteira do banco. Com impacto em mais de 300 empresas, o projeto também despertou interesse para além das empresas selecionadas inicialmente, atraindo negócios de diversos portes e segmentos da economia capixaba. O projeto resultou na entrega de 25 inventários de Gases de Efeito Estufa (GEE), contabilizando mais de 1,2 milhão de toneladas de carbono. O banco também participou do mapeamento global State of Green Banks Report 2024, que é o primeiro relatório a integrar e analisar esta atividade, com base em novos dados coletados dos bancos verdes existentes e emergentes.

Solidez financeira – A instituição apresentou uma evolução do saldo da carteira de crédito, com o alcance de R$ 608,7 milhões, um crescimento de 27% no último ano. Ao mesmo passo, melhorou seu desempenho operacional, com a redução de 35% no tempo de tramitação de projetos de investimento, o que resulta em maior agilidade nos processos e atendimento mais eficiente às empresas. Esta melhora caminha em conjunto com a responsabilidade na aplicação do crédito, o Bandes alcançou 1,28 % em seu índice de inadimplência, valor mais baixo em dez anos de atuação da instituição e indicador abaixo da média nacional do sistema bancário, números que também consolidam a eficiência nas práticas de gestão de risco adotadas pela instituição. O banco vem oferecendo aos clientes canais de atendimento on-line para responder dúvidas e demandas sobre suas linhas de financiamento. As medidas têm foco em aumentar a agilidade no atendimento.

Gestão pública e serviços para população – O Bandes atua como Coordenador de projetos de privatização e concessão de Parcerias Público-Privadas (PPPs) para os municípios capixabas. A instituição tem trabalhado em ofertar junto à gestão pública municipal com a prestação de serviço para estruturação de modelagem de projetos de parcerias público-privadas. É uma iniciativa que possibilita a modernização e a eficiência operacional da infraestrutura urbana para a promoção do bem-estar e segurança da população. O Programa ES Inteligente possui 24 municípios com convênios firmados, 10 Estudos de viabilidade técnica já foram realizados, gerando valores de contrato estimados em R$ 1,3 bilhões e beneficiando cerca de 838 mil habitantes.

O Bandes trabalha como estruturador de projetos para o Governo do Espírito Santo – para o Programa de Parcerias de Investimentos (PPIs), com duas concessões em andamento: a) Novo Centro de Eventos de Carapina – parceria do Bandes com as Secretarias de Desenvolvimento e de Turismo e b) Nova Ceasa – parceria do Bandes com as Secretarias de Desenvolvimento e de Agricultura. Essas iniciativas refletem o compromisso contínuo do Bandes em promover o desenvolvimento equilibrado e sustentável do Espírito Santo, atendendo às necessidades dos diversos setores produtivos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população capixaba.

Vox Haus reforça área de atendimento  – A Vox Haus anuncia a chegada de Marina Pimentel em seu time. Com mais de 15 anos de experiência no mercado audiovisual, Marina se junta à equipe de atendimento, onde atuará ao lado de Matheus Gugelmim, Diretor de Projetos e Atendimento. A parceria entre os dois é vista como uma forma de potencializar a organização e os resultados da produtora. “A chegada da Marina na equipe visa ampliar nossa capacidade de atendimento, que sempre foi um dos pilares da Vox Haus, trabalhando de forma integrada com a equipe de produção para garantir a agilidade e qualidade exigidas pelas entregas do mercado publicitário”, comenta Matheus Gugelmim. Em sua trajetória profissional, Marina passou por agências como Wunderman Thompson (atualmente VML), Pereira & O’Del, Fbiz, Fischer e BETC Havas. “Estou muito animada por ingressar em uma produtora que valoriza a colaboração e o talento coletivo — aspectos que sempre busquei na minha trajetória. Aqui, encontrei um ambiente que alia expertise técnica a uma comunicação fluida entre agências e clientes, garantindo entregas de excelência” comenta Marina. Com a adição de Marina, a equipe da Vox Haus agora conta com 10 profissionais, incluindo produtores de trilha sonora original, produtores de desenho de som, atendimento, coordenação de projetos e financeiro.

Segunda edição do Dedica Day traz superdescontos, preços de mostruário e diversas condições de pagamento – A Casas Bahia lança a segunda edição da campanha Dedica Day, uma de suas campanhas mais emblemáticas e proprietárias da marca. Após o sucesso da primeira edição, realizada em agosto de 2024, a varejista aposta novamente na iniciativa com condições únicas para os consumidores. A ação é estrelada pela embaixadora da marca, Beatriz Reis, e promete reunir as melhores ofertas do mercado em um único evento. Nesta edição, mais de 15 mil vendedores estão mobilizados para atender os clientes juntando as melhores condições de uma vez só. Dentre elas: parcelamento facilitado pelo crediário, produtos com preços de mostruário, e parcelamento sem juros. A varejista também oferecerá cupons exclusivos e ofertas relâmpago em todas as suas lojas físicas e no e-commerce.

Campanha da Casas Bahia será estrelada por Beatriz Reis, que renova contrato para mais um ano como embaixadora da marca – Para Gustavo Pimenta, diretor executivo Comercial do Grupo Casas Bahia, o Dedica Day é mais do que uma campanha: é um compromisso com os clientes. “Nosso objetivo é ampliar o poder de compra dos brasileiros, reunindo em uma única campanha condições que não se encontram em nenhum outro lugar. Queremos surpreender e encantar nossos consumidores desde o início do ano”, afirma Pimenta. A campanha será estrelada por Bia Reis, que renovou contrato como embaixadora da marca por mais um ano. “Estamos muito felizes em ter a Beatriz novamente com a gente. Desde o início de nossa parceria, em 2024, ela demonstra uma conexão genuína com nossos clientes. Sua energia vibrante e autenticidade refletem perfeitamente a identidade da nossa marca, tornando essa renovação ainda mais especial”, comemora Amanda Assis, Gerente Executiva de Marketing do Grupo Casas Bahia. O filme da campanha foi ao ar no dia 31 de janeiro, no intervalo do Jornal Nacional, na TV Globo. A iniciativa também será amplamente divulgada nas redes sociais da marca, como Instagram, Facebook, TikTok e YouTube, alcançando diferentes públicos e gerando ainda mais engajamento.

FILME

Dídimo Effgen Colunista
Colunista
Diretor Geral da Dicape Representações e Serviços Ltda.