Cotidiano

Presos vão ter aulas de inglês em penitenciária do ES

O Centro Estadual de Idiomas (CEI) da Educação Prisional ofertará aulas de inglês para detentos do Complexo Prisional do Xuri, em Vila Velha

Centro Estadual da Educação de idiomas em Prisões
(Divulgação Sedu/Foto: Thiago Coutinho)

O Centro Estadual de Idiomas (CEI) da Educação Prisional foi inaugurado nesta segunda-feira (07), no Complexo Prisional do Xuri, em Vila Velha. O projeto é uma parceria entre a Secretaria da Educação (Sedu) e a Secretaria do Estado da Justiça (Sejus), e é o primeiro do Estado.

De acordo com a Sedu, o curso de nível iniciante de inglês terá duração de um ano, dividido em dois semestres, e será adaptado ao formato da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Aulas de inglês serão ministradas no contraturno escolar

As aulas serão ministradas no contraturno escolar, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Cora Coralina, localizada dentro do presídio.

LEIA TAMBÉM:

Ainda de acordo com a secretaria, o curso terá 2h30 de carga horária semanal e os alunos participantes, que cumprirem os requisitos da formação, receberão um certificado de inglês iniciante ao final do ano letivo.

Além disso, a Sedu informou que o material didático adotado pelo curso será disponibilizado de forma gratuita para os alunos, e que o método de ensino será o Comunicativo, que incentiva a interação e o uso prático da língua.

Segundo o secretário de Justiça, Rafael Pacheco, a educação é essencial no processo de ressocialização das pessoas privadas de liberdade e auxilia no retorno ao mercado de trabalho

O contato com uma nova língua abre novas possibilidades profissionais e oferecer o curso de inglês para o sistema prisional capixaba é algo inovador e fonte de conhecimento. A dedicação de professores e pedagogos por esse trabalho de transformação também precisa ser exaltada. Agradecemos à Sedu e a todos os educadores envolvidos nesse grande projeto de transformação social.

Nesta segunda aconteceu a aula inaugural, com presença do secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, e do secretário de Justiça, Rafael Pacheco. Segundo a Sedu, serão formadas quatro turmas de estudantes para iniciar o curso.