
O Centro Estadual de Idiomas (CEI) da Educação Prisional foi inaugurado nesta segunda-feira (07), no Complexo Prisional do Xuri, em Vila Velha. O projeto é uma parceria entre a Secretaria da Educação (Sedu) e a Secretaria do Estado da Justiça (Sejus), e é o primeiro do Estado.
De acordo com a Sedu, o curso de nível iniciante de inglês terá duração de um ano, dividido em dois semestres, e será adaptado ao formato da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Aulas de inglês serão ministradas no contraturno escolar
As aulas serão ministradas no contraturno escolar, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Cora Coralina, localizada dentro do presídio.
LEIA TAMBÉM:
- Sesc Glória não será interditado e causa de queda de marquise é investigada
- ES recebe dois novos alertas de chuvas e ventos intensos; veja as cidades
- Detento é encontrado enterrado perto de horta em presídio do ES
Ainda de acordo com a secretaria, o curso terá 2h30 de carga horária semanal e os alunos participantes, que cumprirem os requisitos da formação, receberão um certificado de inglês iniciante ao final do ano letivo.
Além disso, a Sedu informou que o material didático adotado pelo curso será disponibilizado de forma gratuita para os alunos, e que o método de ensino será o Comunicativo, que incentiva a interação e o uso prático da língua.
Segundo o secretário de Justiça, Rafael Pacheco, a educação é essencial no processo de ressocialização das pessoas privadas de liberdade e auxilia no retorno ao mercado de trabalho
O contato com uma nova língua abre novas possibilidades profissionais e oferecer o curso de inglês para o sistema prisional capixaba é algo inovador e fonte de conhecimento. A dedicação de professores e pedagogos por esse trabalho de transformação também precisa ser exaltada. Agradecemos à Sedu e a todos os educadores envolvidos nesse grande projeto de transformação social.
Nesta segunda aconteceu a aula inaugural, com presença do secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, e do secretário de Justiça, Rafael Pacheco. Segundo a Sedu, serão formadas quatro turmas de estudantes para iniciar o curso.