O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) informou que enviou uma notificação para a Uber por falhas na prestação de serviço e práticas irregulares de motoristas parceiros.
Segundo o órgão, a empresa deve prestar esclarecimentos sobre corridas feitas por fora do aplicativo, com cobranças indevidas e cancelamentos abusivos que prejudicam os passageiros.
Cobrança “por fora” e cancelamentos irregulares na Uber
Muitos usuários, segundo o Procon-ES, têm relatado que, em áreas de difícil acesso ou alta demanda, motoristas vinculados ao aplicativo propõem corridas particulares e cobram valores diferentes dos estipulados pela plataforma.
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Quando os passageiros recusam a prática, os motoristas cancelam frequentemente a corrida, resultando em cobranças indevidas por cancelamento e prejudicando a experiência do consumidor.
Diante dessas denúncias, o Procon-ES informou que cobrou um posicionamento da Uber e reforçou que essas ações ferem o Código de Defesa do Consumidor.
A empresa tem 20 dias corridos para responder à notificação e detalhar as medidas que está adotando para evitar esse tipo de irregularidade.
O que diz a Uber?
Procurada pelo jornalismo da Rede Vitória, a Uber informou que ainda não foi notificada. A empresa destacou que todas as viagens necessariamente só podem ser realizadas por meio de canais oficiais, como o aplicativo.
Dessa forma, de acordo com a empresa, qualquer viagem feita fora desses padrões não é uma viagem de Uber e, portanto, não dispõe das diversas ferramentas de tecnologia e processos de segurança oferecidos pela plataforma, nem é coberta pelo seguro de acidentes pessoais oferecido a usuários, convidados dos usuários e motoristas parceiros durante viagens.
“É importante ressaltar que a oferta de viagens fora da plataforma configura uma violação aos Termos e Condições de adesão ao aplicativo, além de um descumprimento ao que estabelece a Lei Federal. Temos equipes e tecnologias próprias que constantemente analisam viagens suspeitas para identificar violações aos Termos e Condições e, caso comprovadas, desativar as contas dos envolvidos”, complementa a Uber.