Um dos ingredientes da torta capixaba, receita mais tradicional da Semana Santa no Espírito Santo, o palmito tem programação especial de vendas no período que precede o feriado. As prefeituras dos municípios da Grande Vitória já se preparam para a ocasião.
Para vender o palmito in natura, os comerciantes precisam passar por processos de inscrição e cadastramento junto às prefeituras. Os locais de venda também são definidos pelos órgãos públicos.
LEIA TAMBÉM:
Breque dos apps: motoboys do ES aderem ao protesto nacional
Folgas de até 6 dias: saiba quais as datas dos feriados de abril
Advogada realiza sonho de ser mãe após morte do marido: “Pedacinho dele aqui”
As vendas costumam ser fiscalizadas pelas autoridades. Algumas cidades, inclusive, definem os horários que os comerciantes podem vender os palmitos.
Confira como será a venda de palmito
Vitória
O local de vendas de palmito para a Semana Santa na capital será no Sambão do Povo.
A Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) de Vitória afirmou que equipes irão fiscalizar a chegada dos vendedores, que ainda não tem data para acontecer.
Serra
Na Serra, serão 10 pontos de vendas de palmito. Os interessados em comercializar o produto devem ir até a Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) do município para se cadastrar e solicitar a liberação. É necessário apresentar a nota fiscal dos palmitos.
Confira a lista com os locais de venda:
- Terreno ao lado do Terminal de Laranjeiras.
– Avenida Eldes Scherrer de Souza, Laranjeiras. - Entrada do bairro Jardim Limoeiro.
– Rodovia BR 101, km 8,5 (próximo ao Andaimes Vitória), em Jardim Limoeiro. - Em frente ao Posto de São Benedito, em Serra Sede.
– Rua Floriano Peixoto, 104, São Judas Tadeu, Serra Sede. - Peixaria de Jacaraípe, na Colônia de Pescadores (próximo à Praça Encontro das Águas), em Jacaraípe.
- Entrada do bairro José de Anchieta (próximo ao posto de combustível Arara Azul).
– Rodovia BR 101, km 264, em José de Anchieta. - Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, em Jacaraípe (próximo ao posto Shell).
- Entrada de Nova Almeida (próximo à rotatória do bairro).
Vila Velha
Vila Velha abre as inscrições para os comerciantes que se interessarem em vender palmitos nesta terça-feira (01). As inscrições seguem até a sexta-feira (04), não funcionam no final de semana e se encerram na segunda-feira (07). O horário é de 14h às 16h.
As vendas serão feitas no estacionamento do Atacadão S.A., na Avenida Carlos Lindenberg, no bairro Nossa Senhora da Penha, do dia 10 ao dia 19 de abril, das 6h às 21h30.
Para obter a autorização é necessário pagar uma taxa de R$ 581,72. Na inscrição, o comerciante deve preencher o Formulário de Requerimento para Autorização de Comércio Eventual.
Também é necessário comparecer presencialmente à Gerência de Posturas Municipal (Gepom), na Praia de Itaparica, com CPF, documento de identidade com foto, comprovante de residência, foto 3×4 recente e certidão negativa de débitos com o município de Vila Velha.
Os comerciantes selecionados devem ainda providenciar a locação e instalação de uma tenda branca de 5m x 5m para acondicionar adequadamente os produtos.
Um sorteio público definirá a posição dos espaços no dia 08 de abril, às 15h, na Gepom, de acordo com as vagas disponíveis. Serão concedidas 10 autorizações pela prefeitura.
Cariacica
O período de vendas definido pela Prefeitura de Cariacica será do dia 10 ao dia 20, enquanto o horário é definido pelos próprios comerciantes. O município terá quatro pontos de venda autorizados. São eles:
- São Francisco, próximo ao Corpo de Bombeiros;
- Campo Grande, ao lado da Câmara Municipal;
- Itacibá, próximo ao supermercado Casagrande e Correios;
- Porto de Santana, na entrada do bairro.
Os vendedores interessados devem comparecer à Coordenação de Posturas da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, no Centro Administrativo, em Vera Cruz, para obter a autorização.
*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos