Cotidiano

Serra cria patrulha para prevenir casos de violência nas escolas; entenda

Patrulha tem como intuito construir um ambiente escolar seguro, voltado para o processo ensino e aprendizagem

Foto: Edson Reis/ Prefeitura da Serra
Foto: Edson Reis/ Prefeitura da Serra

A Prefeitura da Serra criou a primeira equipe da Patrulha Escolar da Guarda Civil Municipal (GCM) para construir um ambiente escolar seguro, voltado para o processo ensino e aprendizagem. Ela foi inaugurada na quinta-feira (10), e vai atuar em vinte bairros.

Os dois primeiros veículos foram entregues em uma cerimônia na Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) Leonel de Moura Brizola, no bairro Das Laranjeiras, na região de Jacaraípe. 

LEIA TAMBÉM:

Segundo a Prefeitura da Serra, a escolha dos bairros deu com base em dados estatísticos e índices criminais. 

Entre os bairros atendidos estão: Laranjeiras, Enseada de Jacaraípe, Praia de Capuba, São Francisco, Boulevard Lagoa, Castelândia, Costa Dourada, Estância Monazítica, Feu Rosa, Jardim Atlântico, Lagoa de Jacaraípe, Ourimar, Parque Jacaraípe, Portal de Jacaraípe, Praia da Baleia, Residencial Jacaraípe, São Patrício, São Pedro e Vila Nova de Colares.

Os agentes da equipe são treinados para atuar no contexto educacional e vão fazer rondas, visitas às escolas e bate-papos com alunos, famílias, professores, diretores e outros profissionais da educação. 

A vice-prefeita e secretária de Defesa Social da Serra, Gracimeri Gaviorno, afirmou que a criação da Patrulha Escolar vai intensificar o trabalho de prevenção da violência e tornar a guarda mais preparada para lidar com os desafios do contexto escolar. 

A criação da Patrulha Escolar é uma ação que fortalece o diálogo com a comunidade e valoriza a educação. Agora temos um efetivo dedicado exclusivamente à parceria com as escolas, para fortalecer a nossa presença e promover a cultura de paz, diz a secretária. 

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória