Cotidiano

Terminal do Ibes vai ser reformado e obras começam em 15 dias

Terminal do Ibes será reformado em Vila Velha. Obras de R$ 20 milhões incluem melhorias em pisos, telhado, bilheterias e acessibilidade

Terminal do Ibes
Foto: Thainara Ferreira/Tv Vitória

A reforma do Terminal do Ibes, em Vila Velha, deve ter início em 15 dias. A ordem de serviço para início das obras foi assinada pelo governador Renato Casagrande (PSB), nesta terça-feira (21). Para a execução do serviço não será necessário interditar o terminal.

O prazo para a conclusão das obras será de um ano e as intervenções serão realizadas pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb-ES).

LEIA TAMBÉM:

>> Dono de lancha e piloto são indiciados por explosão que matou capixabas no RJ

>> Três ônibus batem no Terminal de Laranjeiras e 5 passageiros ficam feridos

>> Que calor! Vitória registra o dia mais quente do ano

De acordo com o governo do Estado, as obras custarão R$ 20 milhões e que toda a estrutura do local será modernizada. Além disso, também segundo o governador, outros terminais também receberão melhorias futuramente.

Casagrande informou que as reformas fazem parte da renovação de frotas e vias do Sistema Transcol.

Esse é um investimento importante para melhorar e modernizar o Terminal do Ibes. Estamos trabalhando para melhorar a mobilidade da Região Metropolitana e modernizar os terminais do Sistema Transcol. São novos ônibus com ar-condicionado, ampliando a renovação da frota, e também investindo em novas vias, disse.

O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, afirma que as reformas são fundamentais para melhorar o fluxo dentro do terminal, além da qualidade do transporte público na Grande Vitória.

“A reforma do Terminal Ibes é mais um avanço para a melhoria da oferta do serviço. As instalações mais modernas facilitam a mobilidade, melhorando o fluxo dentro do terminal, tanto para os veículos quanto para os passageiros”, afirmou.

Reformas no Terminal do Ibes

De acordo com o governo estadual, as obras contemplarão todo o terminal, desde os pisos até rede elétrica, telhado e pista de rolamento, além da renovação da fachada. Também haverá reforma da bilheteria, guaritas e catracas; novos bicicletários e reforma dos sanitários.

Além disso, haverá mudanças na comunicação visual para acessos, plataformas e edificações. Na cobertura das plataformas, as telhas serão metálicas trapezoidais, termoacústicas com isolamento em lã mineral. As lojas também serão reformadas.

Haverá construção de novas rampas de acesso, guarda-corpo, corrimão e piso tátil em todas as áreas externas e internas, além de projeto de proteção e combate a incêndios. Também serão instaladas travessias elevadas para circulação de pedestres e novos bancos, lixeiras e bebedouros.

Terminal não será interditado

Por nota, a Ceturb-ES informou que o terminal não será interditado. “A operação continuará no terminal.  Conforme a obra for avançando poderá haver remanejamento de baias dentro do terminal, mas a operação permanece no local”, informou.

Outros terminais que receberam obras

Outro terminal a receber reformas foi o de Itaparica, também em Vila Velha. O local ficou fechado por cerca de três anos, de 2018 a 2021.

No terminal foram instaladas lonas para fazer a cobertura do local. As estruturas foram alvo de críticas desde a instalação, principalmente por cederem diversas vezes por contas de fortes chuvas.