Cotidiano

Veja como fica o trânsito em Cariacica com a inauguração do Viaduto Dona Rosa

Obra será entregue nesta quarta-feira (26) e vai reduzir o número de semáforos na região. Confira o que muda

Foto: Claudio Postay/PMC
Foto: Claudio Postay/PMC

Viaduto Rosa de Angeli Bazelate, a Dona Rosa, construído na Avenida Mário Gurgel, em Cariacica, será inaugurado na tarde desta quarta-feira (26). A obra, inicialmente, estava prevista para ser entregue em agosto, mas foi antecipada.

Após a entrega, o viaduto, que teve a obra iniciada em maio de 2024, vai facilitar o tráfego para quem passa pelo acesso à Avenida Expedito Garcia, próximo ao Estádio Kleber Andrade.

Leia também:
> Melhor que andar a pé: caranguejo é flagrado pegando “carona” no Transcol
> VÍDEO | Árvore sobrevivente é preservada no meio do Contorno de Jacaraípe
> Seis filhotes de gato são resgatados do lixo em Vila Velha

Antes da obra, os motoristas precisavam enfrentar seis semáforos ao longo do percurso, o que tornava o tráfego lento e sujeito a congestionamentos. Agora, o eixo central da Mário Gurgel conta com apenas um sinal para pedestres embaixo da estrutura.

Assim, o viaduto vai facilitar o trajeto, livre de semáforos, para quem vai em direção a Viana, Vila Velha ou Vitória e, a pista abaixo, para quem acessa a avenida Expedito Garcia.

A Secretaria de Obras estima que cerca de 120 mil veículos trafegam no trecho da avenida Mário Gurgel todos os dias. Desses, quase 20 mil veículos acessam a Avenida Expedito Garcia, principal via de Campo Grande.

Trânsito interditado durante a inauguração

A Avenida Kleber Andrade está interditada para quem sai da Avenida Mário Gurgel e segue no sentido estádio. No sentido contrário, não haverá mudanças.

Após a cerimônia protocolar e fala das autoridades, prevista para iniciar às 17h30, haverá uma rápida interdição da Avenida Mário Gurgel, sentido Viana, para que os presentes sigam para o viaduto, onde haverá o descerramento da placa inaugurativa.

Após o fim do evento, o Viaduto Dona Rosa será totalmente liberado para o fluxo de veículos. Já a Avenida Kleber Andrade será liberada após desmontagem da tenda, o que deve ocorrer poucas horas após a cerimônia.

Quem é Dona Rosa?

 A estrutura foi batizada de Rosa de Angeli Bazelate, a Dona Rosa. A mulher homenageada era proprietária de um bar na região e morreu em um grave acidente com nove veículos na Avenida Mário Gurgel, no bairro Campo Grande, onde o viaduto foi construído.

Carol Poleze, repórter do Folha Vitória
Carol Poleze Repórter
Repórter
Graduada em Jornalismo e mestranda em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).