Cotidiano

VÍDEO l Dom Ângelo Mezzari toma posse como novo arcebispo de Vitória

Dom Ângelo Ademir Mezzari tomou posse como novo arcebispo de Vitória em cerimônia neste sábado (22); assista ao vídeo

Missa de posse do novo arcebispo de Vitória/Reprodução
Missa de posse do novo arcebispo de Vitória/Reprodução Instagram

A Arquidiocese de Vitória recebeu, neste sábado (22), seu novo arcebispo, dom Ângelo Ademir Mezzari.

A cerimônia de posse aconteceu durante a manhã na Praça da Catedral e reuniu fiéis, autoridades religiosas e civis.

Antes da posse, dom Ângelo concedeu uma coletiva de imprensa, na sexta-feira (21), onde falou sobre sua trajetória, sua visão para a Igreja e os desafios do novo pastoreio.

LEIA MAIS:

Transfusão e oxigênio: Papa tem crise de asma prolongada e estado é crítico, diz Vaticano
Pinturas da Igreja Matriz de Castelo serão restauradas
Igreja em Vitória sofre 3 furtos em 20 dias; levaram até botija de gás

O novo arcebispo de Vitória destacou sua atuação nas áreas sociais em São Paulo, além do contato com diferentes culturas e religiões durante sua experiência como Superior Geral da Congregação Rogacionista. Nos últimos quatro anos, atuou como Bispo Auxiliar de São Paulo.

COLETIVA À IMPRENSA DO ARCEBISPO

Durante a coletiva, dom Ângelo abordou a importância de uma Igreja mais participante e atenta às realidades sociais. Ele reforçou que a missão da Igreja envolve tanto o anúncio da fé quanto o posicionamento diante de situações que afetam a dignidade humana.

O novo arcebispo também falou sobre a necessidade de equilibrar as demandas administrativas e burocráticas com o pastoreio.

Ele afirmou que pretende estar presente nas paróquias e comunidades, valorizando a atuação dos leigos e garantindo proximidade com o povo.

Imagens da coletiva de imprensa do novo arcepisbo de Vitória. Dom Ângelo Ademir Mezzari/Reprodução Divulgação Arquidiocese de Vitória
Imagens da coletiva de imprensa do novo arcepisbo de Vitória. Dom Ângelo Ademir Mezzari/Reprodução Divulgação Arquidiocese de Vitória

“A missão da Igreja é controversa, porque a mensagem de Jesus questiona as realidades. Existem espaços para manifestações, a Igreja anuncia – denuncia e celebra, é preciso respeitar as instâncias e estar atento à realidade”, afirmou.