Piscinão

Vitória terá mega reservatório para reduzir alagamentos em seis bairros

Obra integra o sistema de macrodrenagem da Grande Santo Antônio e beneficiará bairros da região

Foto: Leonardo Duarte/PMV
Foto: Leonardo Duarte/PMV

Um grande reservatório de contenção de águas da chuva, com capacidade de armazenamento de 5 milhões de litros, o mesmo que duas piscinas olímpicas, está sendo construído pela Prefeitura de Vitória.

A obra, no bairro de Santa Tereza, integra o sistema de macrodrenagem da Grande Santo Antônio e deve reduzir os alagamentos nos bairros Mário Cypreste, Santo Antônio, Inhanguetá, Estrelinha, Grande Vitória e Universitário.

Segundo a prefeitura, a intervenção tem o intuito de reduzir o risco de alagamentos nos bairros e garantir mais tranquilidade e qualidade de vida aos moradores.

LEIA TAMBÉM:

Durante a manhã desta terça-feira (25), uma equipe técnica da Prefeitura de Vitória esteve no local para vistoriar a obra. O prefeito Lorenzo Pazolini acompanhou a visita e destacou que a área também vai colaborar para o bem-estar da comunidade e de vários bairros.

É uma obra importante que vai mitigar os efeitos da chuva e colaborar para o bem-estar da comunidade, de vários bairros da região.

Obras deve ser entregue em outubro

A Prefeitura de Vitória divulgou que o reservatório de Santa Tereza está com 40% das obras concluídas e será entregue em outubro de 2025. A obra está sendo implantada na área da antiga Estação de Tratamento de Esgoto da Cesan.

O equipamento integra o sistema adotado para minimizar o risco de alagamentos na rodovia Serafim Derenzi e está sendo implantado com as galerias nas ruas Ariosto da Silva Santos e Agostinho de Oliveira até a interligação com a galeria na rua Ernesto Bassini.

Ele atende uma área de 735 mil metros quadrados, o que equivale à área de 68 campos de futebol do padrão Fifa e tem capacidade para acumular até cinco milhões de litros de água das chuvas.

O modelo de reservatório de detenção adotada para os sistemas de drenagem foi “off-line”, ou seja, implantado paralelo a um canal que entra em operação quando a chuva possui vazão superior a capacidade do canal, finaliza a Prefeitura de Vitória.