Entretenimento e Cultura

Confira 10 músicas mais usadas no TikTok em 2022 e as que podem viralizar este ano

Especialista explica o que faz uma música viralizar e destaca os lançamentos realizados em parceria com influenciadores para criar as famosas dancinhas

Foto: Divulgação

Que o mundo do entretenimento está em constante mudança, isso é um fato. Ao longo dos séculos, as artes foram influenciadas pela cultura ao redor, ao mesmo tempo em que exerciam o papel de influenciadoras. 

Com o avanço das tecnologias e o surgimento do TikTok, uma nova era de artistas e músicas passou a ser consumida e reconhecida pelo público. E o Folha Vitória mostra quais foram as músicas mais utilizadas pela plataforma em 2022 e quais são as tendências para 2023. Confira!

Quer receber nossas notícias de entretenimento 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

As 10 músicas mais utilizadas no TikTok em 2022

1. “As it was” 

Com mais de 2,7 milhões de vídeos na plataforma, além de remixes e covers, a música “As it was” do artista britânico Harry Styles foi lançada há 11 meses atrás, em 2022, e logo virou hit.

Além de ganhar o prêmio do Brit Awards de Melhor Single Britânico, a canção chegou a ser indicada ao Grammy Awards como melhor música do ano de 2022 e, até hoje, letra e melodia continuam na mente do público. 

Relembre:

2. “Tubarão, te amo”

Hit internacional, o remix da canção “Olha a onda”, chamado “Tubarão, te amo”, foi produzido pelos artistas Dj LK da Escócia, MC Ryan SP, Tchakabum e lançado em 2022.

Ao todo, a música possui 1,5 milhões de vídeos na plataforma do TikTok, além de outros remixes e covers. A canção chegou a ser reproduzida pela seleção brasileira em época de Copa do Mundo e até hoje surge na cabeça dos brasileiros.

Relembre:

3. “About Damn Time”

Somando mais de 1,9 milhões de vídeos, a música “About Damn Time” da cantora americana Lizzo viralizou em todas as redes pela mensagem de autoestima passada pela artista.

Com a mistura de estilos antigos e o funk americano, a canção lançada em 2022 continua fazendo sucesso, principalmente devido às dancinhas criadas pela própria cantora no TikTok.

Relembre:

4. “Pagodão do Birimbola”

Com a quantidade impressionante de mais de 4,7 milhões de vídeos na plataforma TikTok, a música lançada em 2022 pertence aos artistas Mousik, Machadez, Os Quebradeiras.

Além de estar na boca do brasileiro, o hit também viajou o mundo e se tornou conhecido internacionalmente pela dancinha criada.

Relembre:

5. “Pink Venom”

No ano de 2022, o grupo de kpop feminino “BlackPink” fez seu comeback com o single “Pink Venom”, totalizando mais de 2 milhões de vídeos e reproduções no TikTok.

Artistas como Taylor Swift e outros gravaram seus vídeos ao som de Black Pink e tornaram a música ainda mais viral. 

Relembre:

6. “Desenrola, bate, joga de ladin”

Lançada em 2022, o funk dos artistas “Os Hawaianos”, L7nnon, DJ Bel da CDD e DJ Biel do Furduncinho também conta com milhares de reproduções no TikTok, dentro e fora do Brasil. 

O sucesso se deve principalmente à dancinha criada na plataforma, que contagia o público.

Relembre:

7. “Made you look”

Lançada em 2022, a canção da artista Meghan Trainor, fenômeno no TikTok, contabiliza mais de 4,6 milhões de reproduções na plataforma.

Com mensagens de amor próprio, a canção ainda conta com uma dancinha, reproduzida por diversos artistas.

Relembre:

8. “Acorda Pedrinho”

Hit que virou meme entre o público, a canção “Acorda Pedrinho” do artista Jovem Dionísio se tornou conhecida entre todas as idades.

Com milhares de vídeos na plataforma, entre covers, memes e montagens, a música marcou o ano de 2022.

Relembre:

9. “Kill Bill”

Lançada em 2022, a música da cantora americana SZA viralizou no TikTok e redes vizinhas no final do ano passado, ganhando diversos covers e versões diferentes.

Relembre:

10. “I ain’t worried”

Lançada em 2022 pelo grupo One Republic, a música foi criada como trilha sonora para o filme Top Gun: Maverick 

O single explodiu e virou sucesso nas redes, alcançando milhares de reproduções no TikTok.

Relembre:


5 músicas que são tendência para 2023

1. “Flowers”

Single principal do novo álbum “Endless Summer Vacation”, a música lançada no início do ano rapidamente alcançou o topo das paradas e já conta com milhares de vídeos no TikTok, em diversos conteúdos diferentes.

Veja: 

2. “Vacilão”

Parceria entre os artistas Zé Felipe, Wesley Safadão e Igow, a música que leva o mesmo nome do álbum foi lançada neste ano e reproduzida por diversos influencers no Tiktok, viralizando de uma maneira impressionante.

Veja:

3. “OMG”

Com números impressionantes de reprodução, o single “OMG” do grupo feminino de k-pop NewJeans atingiu mais de 200 mil vídeos no TikTok, além de milhares de covers, danças e remix. 

O sucesso do grupo que estreou recentemente, em 2022, já foi cantando por diversos famosos e atravessou as barreiras da Coréia do Sul.

4. “Sequência de Lovezinho”

O hit lançado pela artista Treyce em 2022 rapidamente viralizou nas redes sociais após diversos influencers dançarem ao som do single. Até hoje, a música continua sendo utilizada em diversos vídeos, memes e outros conteúdos.

5. “Ceilings”

Lançada no final de 2022 pela artista Lizzy McAlpine, a música estourou recentemente na plataforma devido a letra romântica e uma trend. 

Milhares de usuários entraram na onda e refizeram o desafio. Vários covers e montagens também foram feitos.

Evolução musical

O especialista em Marketing Estratégico, professor de Marketing Digital, formado em Comunicação Social e sócio-diretor da DIVIA Marketing Digital, Fernando Ferreira, comentou sobre a evolução musical em meio às novas tecnologias.

“Na verdade a indústria musical acompanha a revolução tecnológica desde os anos 50. O formato de mídia (discos de vinil) tinha suas limitações de tempo de música, então já na década de 50 e 60 grandes artistas faziam músicas para ter o melhor desempenho na rádio de acordo com o formato de mídia. De lá para cá, tivemos revoluções na tecnologia passando do vinil, a criação do CD, a MTV com os videoclipes, o MP3 com o Napster, o Youtube, os serviços de streaming como o Spotify, tudo ajudou a contribuir para o formato de consumo da música passasse de um álbum para música: também conhecido como “cápsulas” ou “pílulas” de conhecimento (de álbum para músicas, e agora para músicas curtas)”, explicou.

O especialista disse ainda que não existe fórmula mágica para viralizar uma música no TikTok, mas é possível ver uma relação direta entre as músicas mais tocadas no Spotify (top 50 Brasil) e as músicas que viralizam na rede.

Segundo ele, algumas estratégias utilizadas são: fazer lançamentos de músicas em parceria com influenciadores, com o objetivo de lançar coreografias, trends e desafios em videos do tiktok, utilizando como som a música do artista.

Além disso, os refrãos chamados “chicletes”, com muitas repetições são um dos fatores explorados pelos artistas, bem como o tempo mais curto para se adaptar à plataforma e as exigências de uma sociedade cada vez mais imediatista. 

*Texto da estagiária Sofia Galois, sob supervisão da editora Erika Santos.