A partir de hoje quem navegar pela baía de Vitória ou visitar o bairro de Jesus de Nazareth irá se deparar com um novo e lindo cenário. O motivo: na manhã desta sexta-feira (13) a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Cultura, entregou um painel artístico de 500 m², desenvolvido no local por meio do projeto “A Arte é Nossa”, que retrata o ecossistema marinho.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A intervenção, assinada por Nicholas Marcos Duarte do Nascimento, conhecido como “Nico GDT”, teve início no último mês de novembro, e foi realizada na fachada do tradicional Bar e Restaurante do Bigode, localizado na Rua Helena Müller, 30, que dá vista para a baía de Vitória.
Quem realizou a entrega foi o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, acompanhado do secretário municipal da Cultura em exercício, Tiago Benezoli, além de diversas autoridades e lideranças comunitárias.
“É muito bom poder voltar a Jesus de Nazareth em um momento tão especial. Nico é um artista da casa, filho da comunidade. Nosso trabalho é valorizar e achar esses talentos da cidade de Vitória. Com Cultura e Educação construímos uma cidade mais igual, melhor e principalmente uma cidade que respeite as características de cada região”, declarou o prefeito.
O objetivo da Secretária de Cultura é realizar intervenções urbanas com graffiti em pontos estratégicos da orla de Vitória, valorizando as comunidades pesqueiras com temas que despertem a conscientização e preservação do meio ambiente.
Alegria e esperança
Anfitrião da comunidade e proprietário do Bar do Bigode, o comerciante Clemar Viegas da Costa, “Bigode”, de 71 anos, era só alegria e esperança.
“Tem 32 anos que estou estabelecido no local e nunca vi algo assim. O movimento ultimamente não estava bom, a frequência andava baixa, mas agora, não só o meu restaurante como todo o entorno vai poder ganhar um dinheirinho a mais. Que venham os dólares!”, brincou o simpático comerciante.
Para o artista e morador da comunidade, Nico GDT, a pintura contribui para o orgulho de pertencimento das pessoas que ali residem e atrairá ainda mais turistas para a região.
“Foram dias desafiadores porque pegamos muita chuva nesse período, então tivemos que correr para entregar, mas o sentimento é de muita alegria. Eu ainda não havia pintado nada nessas dimensões. Dá orgulho de ver! Além de toda a causa ambiental, a comunidade está representada”, afirmou Nico que contou com o auxílio de cinco ajudantes durante o processo de confecção do painel.
O projeto
O “A Arte é Nossa” é um projeto que prevê a execução de intervenções artístico-urbanas em diferentes pontos da capital. Para isso, são convidados artistas urbanos contemporâneos que tenham em seu saber e em seu fazer relação com as diferentes linguagens artísticas, como Arte Mural, Arte Relevo, Gravura, Grafite, dentre outros.