Cultura

"Adolescência": Saiba tudo sobre a minissérie que colocou a sociedade em alerta

Lançamento da Netflix faz público questionar até que ponto as bolhas das redes sociais levam os adolescentes; veja trailer

adolescencia série
Reprodução: Netflix

“Adolescência” é a nova minissérie britânica da Netflix que tomou conta das redes sociais nos últimos dias. Em quatro episódios com duração de cerca de uma hora, a história é dramática em torno de temas como bullying, redes sociais e machismo.

A minissérie é sobre a investigação do homicídio da adolescente Katie, morta a facadas. O acusado é Jamie Miller (Owen Cooper), um adolescente de 13 anos detido pela polícia no dia seguinte ao crime.

Leia também:

A polícia, então, começa a investigar o caso na escola, com os familiares e com o próprio Jamie. Ao longo dos episódios, a minissérie retrata o descaso dos adolescentes e do próprio acusado com o crime.

Além disso, a obra ainda retrata o choque geracional entre os adultos, que buscam entender o motivo para um crime tão brutal, enquanto os jovens parecem ter uma noção clara do que tinha acontecido, mas sem dar a devida importância.

Os frames, então, a partir de um caso grave, revelam uma sociedade que ultrapassa a barreira da ficção e se torna real, sobre especialmente as bolhas nas quais os adolescentes estão em contato na atualidade.

Termos como red pill, incel e teoria 80/20 aparecem na série como uma camada sombria que veste os meninos inseguros, fomentando desprezo contra as mulheres e aflorando a masculinidade tóxica.

Vídeo: assista ao trailer de “Adolescência”

Informações gerais

Sinopse da série: Um garoto de 13 anos é acusado de matar uma colega de escola, levando a família, a terapeuta e o investigador do caso a se perguntarem: o que realmente aconteceu?
Criação: Jack Thorne e Stephen Graham.
Classificação etária: 12 anos.
Gênero: Drama

Carol Poleze, repórter do Folha Vitória
Carol Poleze

Repórter

Graduada em Jornalismo e mestranda em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Graduada em Jornalismo e mestranda em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).