Se você está passado por um momento difícil e tem dificuldades para se aceitar, Alicia Keys tem uma coisinha ou duas para lhe dizer. A cantora postou um verdadeiro desabafo em seu site oficial contando sobre as muitas dificuldades que enfrentou, começando por um breve relato da sua infância:
Eu comecei a me esconder quando tinha idade o bastante para andar pelas ruas de Nova York sozinha. Comecei a notar uma diferença drástica em como os homens me tratavam se eu estivesse de jeans, e não de saia, ou se eu tivesse arrumado meu cabelo, Sentia a diferença, sentia o instinto animal neles e me assustava. Não queria que falassem comigo dessa maneira, que assobiassem, me seguissem. Então comecei a me esconder.
Alicia explica que começou a usar roupas mais folgadas e largas, como calças baggy, e bonés – look que continuou até mesmo quando ela começou a ficar famosa. Depois de muitas críticas sobre seu visual, ela começou a usar mais vestidos e a usar o cabelo solto, mas por puro julgamento dos outros:
Até hoje, toda vez que tomo banho e me visto, eu juro que o primeiro pensamento que vem na minha cabeça é: O que eu posso usar que não vai chamar muito a atenção quando eu for buscar o Egy [Egypt, seu filho mais velho] ou quando for à loja, ou ao shopping ou visitar uma amiga… No outro dia eu percebi: Meu Deus, Alicia! Porque você escolhe ser essa pessoa? Isso é tão velho e fora de moda. PARE! Você pode ser esperta. Você pode ser maravilhosa, Você pode ser radical e ter pensamentos fortes com os quais os outros podem não concordar. Você pode ser durona. Você pode ser sexy. Você pode ser corajosa. Você pode ter curvas. Você pode ser gentil. Você pode ser você mesma.
Seu discurso, aliás, termina bastante otimista, e com uma mensagem digna de virar uma das músicas de poder da artista:
Eu não tenho que passar despercebida! Não tenho que me adaptar, não tenho que me fechar em meus pensamentos e só falar por meio das minhas canções.