Após ter revelado que é portadora de esclerose múltipla em entrevista à Patricia Kogut, Ana Beatriz Nogueira deu uma entrevista no programa Encontro com Fátima Bernardes nesta terça-feira, dia 6, em que falou abertamente sobre a doença. A atriz já começou o relato com algumas informações fortes:
“Eu permaneço tendo a esclerose. Ela não me tem, mas eu a tenho. Porque você pode ter uma doença e não estar doente. Tem muitas doenças em que a pessoa tem o vírus, mas não quer dizer que está desenvolvendo [a enfermidade], ao ser questionada sobre o motivo de só ter levado a público sua condição há pouco tempo.”
Nogueira também explicou que resolveu expor o assunto no intuito de tirar as pessoas da ignorância:
“Eu não sabia que havia divisões, que havia uma mais branda, uma mais séria. Então, por causa da minha ignorância, eu fiquei mais temerosa com a ignorância alheia, enquanto justificava a razão pela qual acredita ser importante conscientizar as pessoas da patologia.”
Foi a deixa para Fátima perguntar à antiga Ilana Gallo, de O Caminho das Índias, como foi para ela receber a notícia:
“Eu tinha 42 anos de idade. Estava trabalhando à beça, gravando O Caminho das Índias, me divertindo para valer. Dirigindo show. E nesse ano animadíssimo, eu tive o que eles chamam de surto. O primeiro [surto] passou sozinho, o segundo já não passou, e no terceiro eu tive o diagnóstico.”
Ana Beatriz contou que ela estava vendo tudo duplo e acrescentou dizendo que esse é um dos sintomas da esclerose múltipla. No entanto, os médicos estranharam o resultado positivo da enfermidade no começo das suspeitas, já que ela era muito animada, mas a artista foi mais à fundo:
“Eu tinha também esse receio, a pessoa não conhecer a doença e falar: um papel tão importante, será que ela vai faltar. Gente, conjuntivite leva quinze dias. Então, é para deixar a coisa sem preconceito. Para quem está recebendo o diagnóstico sem preconceito. Para quem está recebendo a notícia agora de um diagnóstico, saber que é possível viver bem, com qualidade, com esclerose múltipla.”
Os convidados elogiaram o posicionamento da artista, dizendo que ela foi muito corajosa. E foi mesmo, não é?