Entretenimento e Cultura

Andaraí e Rosas de Ouro abrem os ensaios técnicos no Sambão do Povo em Vitória

Os ensaios são uma oportunidade para as agremiações treinarem quesitos como evolução, harmonia, mestre-sala e porta-bandeira e bateria para conquistar o tão sonhado título do carnaval 2016

Os ensaios serão realizados no Sambão do Povo Foto: Fred Loureiro / Secom

Os foliões ansiosos já podem treinar o samba no pé para o Carnaval de Vitória em 2016. A preparação  das escolas segue em ritmo acelerado, e nesta segunda-feira  (11) terão início os ensaios técnicos na avenida.

O Grupo A ensaia entre os dias 11 e 14 de janeiro, sempre às 20h30. Já nos dias 18, 19 20 é a vezdas agremiações do Grupo Especial fazerem os últimos ajustes na apresentação. A entrada é franca. 

Os ensaios são uma oportunidade para as agremiações treinarem quesitos como evolução, harmonia, mestre-sala e porta-bandeira e bateria, que são fundamentais para conquistar o tão sonhado título do carnaval 2016. Além disso, tem o propósito de arrecadar alimentos para doação à comunidade de Mário Cypreste, que se localiza no entorno do Sambão do Povo. Por isso a Liga das Escolas de Samba do Espírito Santo (Lieses) recomenta aos foliões que levem 1 Kg de alimento não perecível como forma solidária para abrilhantar ainda mais o Carnaval capixaba. 

 História 

O Carnaval capixaba teve inicio em 1984, mas ganhou força em 1987, quando o Complexo Cultural Walmor Miranda, mais conhecido como Sambão do Povo, em Vitória, foi inaugurado e passou a abrigar as apresentações das escolas de samba.

No início, os desfiles das agremiações de Vitória aconteciam na mesma data do Carnaval oficial do país. Diante do hábito do capixaba de viajar para aproveitar o feriado do Carnaval no litoral do estado, a partir de 2002, o desfile das escolas de samba em Vitória passou a acontecer uma semana antes da data oficial. 

A festa já se consolida como um dos maiores eventos e atrativos turísticos do Espírito Santo, sendo um diferencial em relação ao resto do Brasil. 

Confira a ordem dos ensaios técnicos:

Local: Complexo Cultural Walmor Miranda, O Sambão do Povo. Av. Dário Lourenço de Souza, Bairro Mário Cypreste, Vitória – ES

Horário: 20h30

Entrada: Gratuita

Grupo A

11/01 – Andaraí e Rosas de Ouro

12/01 – São Torquato e Chega Mais

13/01 – Chegou o Que Faltava e Imperatriz do Forte

14/01 – Tradição e Novo Império

Grupo Especial

18/01 – MUG e Barreiros

 19/01 – Jucutuquara e Piedade

 20/01 – Boa Vista e Pega no Samba