Quando anunciou que tentaria uma carreira internacional, Anitta foi questionada e até mesmo desacreditada. A reação negativa à ideia da cantora, no entanto, não chegou a ser desproporcional. A história comprova que nunca foi fácil divulgar um artista pop brasileiro em mercados cuja concorrência é enorme e têm nomes de peso como Beyoncé, Rihanna, Katy Perry e Taylor Swift. Ivete e Sandy, ambas no auge, tentaram e nada aconteceu.
Anitta, no entanto, tem conseguido alguns resultados favoráveis nesse projeto. Já gravou com Diplo, Maluma e J.Balvin. Lançou músicas em outros idiomas. Além de fazer shows e participar de festivais importantes para a divulgação de um artista no exterior. O projeto pode ser mais lento que o esperado para quem vê de fora, mas acontece. E a prova disso foi a recente turnê europeia que ela fez, com passagens por Lisboa, Paris e Londres.
E com esse aumento da importância como maior e mais influente figura pop brasileira do momento, Anitta presenciou muitas opiniões sobre ela mudar durante os últimos anos. Em 2017, a cantora teve seu nome rejeitado para a edição nacional do Rock In Rio, que acontece em anos ímpares por aqui. Segundo Roberto Medina, organizador do evento, o estilo dela não se encaixaria no conceito do festival (seja lá o que isso signifique, já que o RiR sempre uniu de cantor de axé a banda de metal extremo)
Um ano depois, Medina não só se contradisse, como contratou a artista para ser uma das atrações brasileiras do Rock In Lisboa, que aconteceu em Junho de 2018. Com essa reviravolta, Anitta fez um show memorável no festival, no qual esteve cercada de uma banda, bailarinos e diversos figurinos em cima do palco. O show Made in Brazil, muito melhor produzido em relação aos que ela apresenta por aqui, foi uma espécie de redenção e tentativa de provar que ela não só se encaixa ao Rock In Rio, como não fica atrás de muitas divas gringas
Vestida de Carmem Miranda e homenageando a pintora mexicana Frida Kahlo, Anitta exaltou a brasilidade, a latinidade e a mulher, acima de tudo. Resultado: saiu consagrada de um palco que, até um ano antes, ela sequer tinha permissão para pisar.
E a própria Anitta encarou a apresentação como uma superação pessoal em post no Instagram que pode até ser interpretado como uma indireta.
“Nada que eu diga vai poder descrever o que senti ontem. Portugal me recebeu de uma maneira inexplicável. Hoje não me importa o que ninguém diga, só me importa o que senti. E foi muito especial. Se vocês soubessem quantas infinitas dificuldades passaram por mim até chegar nesse momento, não só em relação à minha vida, mas também no próprio show que (como sempre antes de qualquer dia importante pra nós) só faltava aparecer um mágico e sumir com tudo, porque de resto… TUDO aconteceu. rs. Mas a gente não larga o osso, né? Eu mesmo volto no tempo pra avisar pra Anitta de antes tipo: vamos chegar lá, não desiste, não!”
Na passagem pelo continente europeu, Anitta ainda aproveitou para fazer compras, se apresentar em outros locais e realizar uma reunião de negócios com a equipe da Warner Music, gravadora que gerencia a carreira dela no Brasil e em nível internacional
Além da música, Anitta utilizou a própria imagem em passagens por Portugal, França e Inglaterra para promover grifes internacionais como Dolce e Gabbana e Moschino
Em um dos looks apresentados por ela no Instagram, Anitta mostra peças da Dolce e Gabanna, que vestiu a cantora nos shows com roupas exclusivas. A parceria, mostra o poder da imagem da cantora como divulgadora de marcas que dificilmente se aliam a cantores pops brasileiros. No Instagram, Anitta deixa claro que se trata de um projeto comercial e agradece a grife:
“Obrigada Dolce & Gabbana pelos looks incríveis. Obrigada Rock in Rio pela oportunidade e por terem dado espaço e reconhecimento ao funk nesse festival histórico. Obrigada a todos, de coração. Próxima parada: Paris/Londres”
Além de Portugal, Anitta também tocou no Royal Albert Hall, de Londres, e no Trianon, em Paris. O show da turnê Made In Brazil na Inglaterra teve casa lotada, o que significa que todos os 6 mil ingressos à venda foram adquiridos. Da geração dela, apenas Jorge e Mateus conseguiram o mesmo feito, ao gravar DVD por lá em 2012
Os shows foram notícia na imprensa internacional e Anitta até participou de alguns programas da TV europeia, em especial na Espanha. Se essa turnê de tiro curto vai fortalecer a imagem dela no exterior, ainda é cedo para dizer. Mas Anitta aproveitou a oportunidade para tirar o máximo de proveito das oportunidades que tem para ser mais que uma estrela local.