A vigésima segunda edição do Brilho de Natal de Domingos Martins já está chegando ao fim e encerra com uma das mais tradicionais manifestações culturais e religiosas do país: a Folia de Reis, no domingo (6/1). Nesta festa é relembra a história dos Três Reis Magos.
Participam da celebração os grupos folclóricos Soído, Folia de Reis São Sebastião (Afonso Cláudio) e Terno de Reis Estrela da Amizade (Alfredo Chaves – Anchieta), que seguem em procissão por diversas ruas e avenidas, visitando moradores e comércios de Domingos Martins.
O ponto de partida da Folia de Reis é na Praça Dr. Arthur Gerhardt, às 19h. Quando a peregrinação dos grupos encerrar, eles retornam à Praça para um grande encontro de encerramento com apresentações de músicas típicas.
Personagens da Folia de Reis
A Folia de Reis é conhecida por relembrar a história dos Reis Magos, que partiram em uma jornada à procura de Jesus para prestar homenagens e dar presentes ao menino. Além dos Três Reis Magos, a Folia conta com outros personagens para celebrar o momento:
– Três Reis Magos (representam os reis magos que visitaram Jesus e o presentearam com incenso, ouro e mirra)
– Mestre palhaço (responsável pela animação da festa, através de danças, pulos e brincadeiras)
– Coro (canta as músicas, louvores e entoações de cânticos religiosos)
– Mestre (também conhecido como embaixador, é responsável pela organização da festa)
– Bandeireiro (espécie de porta-bandeiras da festa)
– Festeiro (é na casa dele que geralmente acontece a cerimônia de “tirada da bandeira”)
– Banda musical (músicos uniformizados tocando violão, sanfona, zabumba, pandeiro, surdo, caixa, triângulo e flauta)
Brilho de Natal
Até domingo, as atrações do Brilho de Natal ainda estarão abertas ao público presente em Domingos Martins. Sempre ao anoitecer, tem o acender das luzes. Quem ainda quiser, pode visitar também a Vila do Papai Noel até domingo, com horários diferentes:
Quarta-feira, 2 de janeiro: 13h às 22h com entrada, trenó virtual e jogos interativos gratuitos. A foto com o Papai Noel com celular ou máquina fotográfica sem custo para o visitante.
Quinta-feira, 3 de janeiro: 17h às 22h
Sexta-feira, 4 de janeiro: 17h às 23h
Sábado, 5 de janeiro: 14h à 0h
Domingo, 6 de janeiro: 14h às 22h
Os ingressos podem ser adquiridos aqui ou nas bilheterias da Vila do Papai Noel.