Entretenimento e Cultura

Arte a céu aberto: Artistas se unem para pintar muro de Guarapari

O projeto foi realizado por um conjunto de artistas de dentro e fora do município.

Foto: Anair Patrícia
De acordo com Liam, ações como essa promovem a democratização da arte.

Uma iniciativa surpreendeu quem passa diariamente pelo Parque Areia Preta, em Guarapari. Um grupo de artistas se uniu para expor a arte a céu aberto, pintando juntos, um muro inteiro do bairro. O local onde foi feito o grafite pertence a uma associação de empregados de um supermercado local e fica nas imediações do canal de Guarapari, na Rua José Barcelos de Matos.

Liam Bononi, artista urbano e um dos organizadores do projeto, contou que a iniciativa era um sonho antigo. “A gente sempre teve vontade de realizar uma pintura de grande porte na cidade, então, assim que tivemos a autorização do proprietário, começamos a pintura, que foi feita em duas etapas, uma em janeiro e outra em fevereiro”, explicou.

Foto: arquivo pessoal
Liam Bononi em um dos seus trabalhos.

De acordo com o artista, o objetivo da iniciativa é promover a democratização da cultura. “A arte urbana tem o poder de promover o diálogo, o pensamento crítico e levantar questões que muitas vezes são banalizadas. Ela atinge o rico, o pobre, todos que estão passando pelo local”, enfatizou.

Liam explicou que a iniciativa contou com artistas de Guarapari, da Grande Vitória, Minas Gerais, São Paulo, além de outros locais. “Guarapari tem potencial gigantesco para a arte urbana e tem uma galera que ainda tá começando na cidade e pode dar continuidade a esse tipo de ação”, declarou.

Um deles é Walisson de Jesus, de 21 anos, que é grafiteiro e muralista em Guarapari e também participou da organização do evento. De acordo com ele, a experiência foi gratificante. “Com iniciativas como essa se abrem novas oportunidades na cidade, pois a arte tem esse poder de questionamento. E então surge a pergunta: por que não realizar mais ações como essa?”, concluiu.

Foto: arquivo pessoal
Walisson contou que o incentivo maior para entrar no mundo da arte veio da mãe.

Texto: Sara de Oliveira