Pintura do artista Ivo Alexandre (Portugal). “Estudo para Contemplação sem algo para contemplar...”, grafite sobre o verso da tela, 180x120cm (202?)

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A arte real de Ivo Alexandre: a pintura que não aconteceu

Os rostos olham em direções como se espreitassem a sair do retângulo. Quem são e para onde poderia ir? A não pintura gera uma tensão psíquica no seu potencial energético, pois é incómoda, ao mesmo tempo, estranha. É um verso de uma pintura? É a escolha do artista ao permitir qual narrativa seguiria. A pintura é muitas vezes algo que não aconteceu, nem sempre percebemos estes vestígios, quando observamos uma imagem pronta. Porém, o artista nos aponta para um conjunto de saberes sobre a criatividade.

Imagem da autora. "Exposição Lacan, quando a arte encontra a psicanálise", em cartaz no Centre Pompidou, em Paris.

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Arte com Lacan

Aí está, pois, a importância da arte para a psicanálise, encontro para o qual o próprio Freud jamais faltou ou chegou atrasado, visto que sempre se deixou por ela ensinar. Podemos pensar, então, que é o psicanalista que vai ao encontro da arte, porém, o Centre Pompidou-Metz (França), resolve inverter a ordem deste encontro e, de 31 de dezembro de 2023 à 27 de maio deste ano, 2024, decidiu mostrar ao público não somente obras de arte que estiveram/estão presentes no percurso de Lacan, mas sobretudo trabalhos inspirados pelos efeitos do encontro de diversos artistas com a psicanálise.

Rosindo Torres. A testemunha. Pintura vinílica sobre reprodução, 2004.

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A inteligência artificial pode conceber arte? Parte 3

Neste terceiro artigo, insistirei um pouco mais na questão, com o intuito de introduzir a resposta à duas objeções sempre possíveis: a primeira objeção reafirma a posição de coautoria das inteligências artificiais, devido à sua capacidade intervir na atividade criativa, com aportes que o artista sozinho jamais poderia obter. A segunda objeção joga na nossa cara a profusão de imagens produzidas por essas inteligências, sendo muitas delas bonitas, inéditas, tecnicamente refinadas e portadoras de mensagens elaboradas. Ora, por que negar a elas o estatuto de obras de arte? São estes os pontos que pretendo tratar neste e no próximo artigo.

IMAGEM: Retrato "The Mystic Artist", óleo sobre tela, 70x70cm, 2018. Legenda: Pintura do artista Ivo Alexandre (Portugal). "The Mystic Artist", óleo sobre tela, 70x70cm, 2018.

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O retrato de Dorian Gray ou o artista como místico

Oscar Wilde tem um saber singular, quando escreve que o artista é criador de coisas belas (que nem sempre o são), e é capaz de transbordar a vida, ao revelar a arte e não o artista como mera representação de si. Nesta pintura vemos o olho, a estrela, a face com ossos e músculos e um vestígio de corpo em contraste complementar. É uma pintura sobre o tema da criação e do cosmos, quando uma vida perdura, deixando os ossos à mostra, evocando um arquétipo da alma e da experiência, do que fomos, ou o que seremos, do passado e futuro.

O artista Laurie Gane, em exposição em SP

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Casa cultural em SP valoriza a força dos artistas independentes

Criaturas mitológicas, punks, símbolos religiosos, fantasmagóricos, demoníacos ou indecifráveis, como relata Emily Takaesu ‘não sugere qualquer fluxo temporal orientado’, o que nos leva a crer que a subjetividade imposta ao público é também um convite para uma investigação particular sobre o próprio universo íntimo, denominado de individualidade. O desejo aqui é fazer vir à luz um campo estético que converse com a subjetividade do artista, mesmo que os cânones já definidos da produção de imagens ainda atravessem a sua expressão na apreciação de suas obras. Estamos acompanhando a trajetória de Bruno e certamente logo mais veremos quais caminhos percorremos com ele. A primeira vez é um moto contínuo para estes dois artistas! 

Arte Imagem gerada por IA

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Por uma arte socialmente engajada - parte 2

Reforço aqui, portanto, não apenas meu entendimento, mas também, a escolha que faço enquanto artista, intelectual e professor, por uma arte socialmente engajada, que para mim, é aquela que tem como sua matéria-prima, o desejo de promover mudanças sociais e políticas, que desafia o estabelecido e busca reconhecer a voz dos marginalizados, ainda que seja “apenas”, chamando atenção para um dado problema, muitas vezes silenciado no campo da disputa estético-discursiva.

Pintura do artista Ivo Alexandre (Portugal).  “El Greco com espelho”, óleo sobre tela, 60x50cm, 2019.

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Estudo sem contemplação: a não pintura de Ivo Alexandre

Ivo Alexandre, consolida um esquema instalativo e performativo para a pintura, compreendido pela transformação e melancolia do que, é possível ser evidenciado (ou não), como ação e ato, ao olhar a si próprio ao lado de El Greco. Enquanto isto, as pinceladas do artista revelam uma pintura fantástica, repleta de modulação e estudos cromáticos, que configuram um instante de um olhar enigmático e assombrado, (poderia ser o "it" de Clarice Lispector).