Entretenimento e Cultura

Artesã de Guarapari faz objetos de decoração com madeira de embarcações desativadas

Celma Martins utiliza madeiras coletadas em praias do município ou até mesmo trazidas por pescadores da região.

Foto: Arquivo Pessoal/Celma Martins
Celma é proprietária de um ateliê no município.

Alguns pedaços de madeira, que à primeira vista poderiam ser considerados sem utilidade, se tornam objetos de decoração nas mãos de Celma Martins. A artesã e moradora de Guarapari possui um ateliê localizado em Caminho da Fonte, onde deu início a um projeto diferenciado. Celma faz barquinhos com madeiras de embarcações desativadas, conservando a pintura original dos objetos.

A artesã explica que a ideia surgiu há três anos em uma oficina do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) onde o palestrante lhe sugeriu a ideia. “Eu adorava madeira de barcos. Sempre disse que algum dia faria alguma coisa com elas. Aí nessa oficina eu levei as madeiras e o professor me ensinou a fazer os barquinhos”, contou.

De acordo com Celma, o projeto surgiu na hora certa, pois a artesã, que é restauradora de móveis há 20 anos desenvolveu uma alergia aos produtos que utilizava e precisou reduzir a exposição aos materiais. “Como os barquinhos são feitos com a pintura original, eu não preciso usar os produtos que usava”, explica.

Foto: Arquivo Pessoal/Celma Martins
Durante a confecção, a artesã preserva a pintura original das madeiras.

A matéria prima utilizada por Celma vem do mar de Guarapari. A artesã conta que as madeiras utilizadas são trazidas com as ondas da ressaca e por pescadores que conhecem o trabalho feito pela moradora de Guarapari. “É um trabalho muito diferente. As pessoas têm gostado muito e eu estou adorando”, afirma.

Celma enfatizou que o artesanato já faz parte da vida dela e, ultimamente, tem se dedicado totalmente aos projetos. “O horário de funcionamento do ateliê é até as 17h, mas tem dias que eu saio de lá só 22h”, revela. A artesã informou que participa de diversas feiras de artesanato, não só em Guarapari, mas em todo o Brasil. No próximo mês ela participará de uma em São Paulo. “Eu me apaixonei pelo artesanato, além disso é uma oportunidade que eu tenho de viajar e conhecer outros lugares”, ressalta.

Foto: Arquivo Pessoal/Celma Martins
Os barcos podem ter tamanhos variados.

Os barquinhos confeccionados por Celma possuem diversos tamanhos e podem variar de R$ 60 a R$ 550. Além do ateliê da Celma, os objetos artísticos também estão expostos na Confraria do Sabor Cafeteria, localizada na Rua Manoel Severo Simões, 86 – Centro.

Endereço do ateliê: 

Rua Pedro Jose Simões

N 32 Caminho da Fonte Centro, Guarapari.

Horário de funcionamento: De 9h as 17h