Em meio à pandemia do novo coronavírus, que entre tantos impactos na sociedade afetou diretamente o setor cultural, uma boa notícia. Projetos de apresentações artísticas prometem prêmios e cachês para profissionais, artistas e técnicos que atuam no Espírito Santo, ou até mesmo de fora do Estado.
Entre eles está a 2ª Mostra & Lab de Criatividade e Sustentabilidade Urbana de Vitória, que reinventou o evento com a oferta de prêmios e cachês que chegam ao valor total de R$ 80 mil. O evento será exibido em plataforma de streaming gratuita, durante seis semanas, para todo o Brasil
COMO SE INSCREVER
Para compor a programação do evento, está aberto edital com inscrições até o dia 06 de julho pelo site www.movcidade.com.br. A Chamada Criativa visa selecionar artistas do Espírito Santo e de todo país com produções que tratam de temas como corpo, música e cidade. Uma das atrações confirmadas é o César MC, revelação capixaba que ganhou destaque nacional com a música “Canção Infantil”.
O evento é uma iniciativa da Caju Produções, que irá destinar os recursos financeiros de patrocinadores do festival para premiações e cachês de músicos, cineastas, performers, jovens produtores de conteúdo do setor cultural com renda altamente afetada nesta pandemia.
O 2º MoV.Cidade contará com sete categorias de premiação, sendo elas: Atrações Musicais, Filmes, Júri de Cinema, Performance, Collab Revista MoV, Laboratório Imersivo e Concurso de Vídeo Caseiro. Estão abertas, inicialmente, as inscrições para as cinco categorias: Atrações Musicais, Filmes, Júri de Cinema, Performance e Collab Revista MoV até o dia 06 de julho. Já as duas categorias de Laboratório Imersivo e Concurso de Vídeo Caseiro terão inscrições abertas no dia 20 de julho.
“ARTE EM CASA”
Outra proposta que promete movimentar o setor cultural do Espírito Santo é o “Arte em Casa”. Uma seleção de 160 apresentações de artistas, nas mais diversas linguagens, e que será totalmente online. O projeto é da Secretária de Cultura de Vitória.
Ao todo, o edital prevê o valor de R$ 240 mil para 160 propostas, voltadas para o público infantil, jovem ou adulto, que serão selecionadas para apresentações em duas fases.
COMO SE INSCREVER
O período de inscrição é único e pode ser feito desta quarta-feira (24) até o dia 8 de julho, pelo site Prosas. O edital prevê duas categorias: apresentação livre, que pode ser ao vivo ou gravada, e apresentação musical, obrigatoriamente ao vivo. Todos os inscritos devem comprovar residência em Vitória.
O secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó, frisou a importância dos artistas para a sociedade brasileira e destacou as dificuldades enfrentadas do setor. “É obrigação do poder público zelar pelos artistas, produtores culturais e todos aqueles envolvidos na produção da arte e da cultura no município. Esse edital é uma forma de trazer um alento para o artista nesse momento tão difícil que a pandemia nos impõe”, explicou o secretário.
O projeto “Arte em Casa” contempla as mais diversas linguagens artísticas, tais como: dança, teatro, contação de história, poesia, teatro de bonecos, performance, circo, artes plásticas, entre outras não especificadas, além de apresentações individuais de música nos formatos canto com acompanhamento instrumental, somente instrumental, DJ set, dentre outras intervenções na mesma linguagem.
Os artistas contemplados deverão, durante suas apresentações, promover a conscientização sobre o coronavírus (Covid-19) e a importância do isolamento social. As apresentações devem ainda ser realizadas sem aglomerações ou plateia.
CATEGORIAS
a) Categoria 1 – Apresentação Livre: Apresentações individuais que contemplem uma ou mais linguagens artísticas, como: dança, teatro, contação de história, poesia, teatro de bonecos, performance, circo, artes plásticas, entre outras não especificadas, para o público infantil, jovem ou adulto. Poderá ser proposta, nesta categoria, a realização de atividade de qualificação e/ou aperfeiçoamento de técnicas relacionadas à área cultural.
b) Categoria 2 – Apresentação Musical: Apresentações individuais de música nos formatos canto com acompanhamento instrumental, somente instrumental, DJ set, dentre outras intervenções na mesma linguagem, para público infantil, jovem ou adulto.