No próximo domingo (9), artistas de Cachoeiro de Itapemirim se juntam a artistas chilenos e venezuelanos em Santiago, no Chile, para mais uma edição do ‘Sarau Verbo Intransitivo’.
O projeto já realizou diversas apresentações no interior do Estado, além de outras cidades capixabas, e já esteve naquele país em outras duas oportunidades. Dessa vez, a ideia é criar pontes entre artistas latinos, tendo a literatura como eixo principal das apresentações.
O espaço escolhido é o Centro Cultural La Barraca, tradicional espaço cultural na capital chilena. De Cachoeiro, viajam a musicista Alessandra Biato, a cantora Amélia Barreto, a atriz Amanda Malta, o ator Luiz Carlos Cardoso e a escritora Milena Paixão, esses dois últimos, idealizadores do Sarau. No Chile, se juntam ao ator Ivan Brandt, à cantora Viviana Cortés e ao músico Isa Flautaro.
Para Milena, “vivemos em tempos em que são necessárias as pontes, e em que a memória anda subestimada. O olhar ao passado para ajudar a entender o presente e guiar-nos em nossos passos em direção ao futuro é uma oportunidade e uma prática que não deve ser desperdiçada ou abandonada. O olhar amoroso ao passado, para resgatar e celebrar conexões de amizade que ultrapassam fronteiras, ajudam a reabrir portas e percorrer distâncias para que possamos reconhecer um pouco de nós mesmos no outro, no estrangeiro que pode ser-nos mais próximo do que imaginamos. E é por isso que propomos, por meio do presente projeto, fazê-lo no território prolífico da arte.”
Em março, o público cachoeirense terá a oportunidade de conferir essas apresentações. Os artistas, incluindo os que vivem no Chile, realizarão o mesmo Sarau em Cachoeiro, no dia 13 de março, na Casa dos Braga. A realização é do Grupo Anônimos de Teatro com produção da Companhia do Outro e patrocínio da Lei Rubem Braga de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim.